Grupo do Whatsapp Cuiabá
Educação

8 dicas práticas para ensinar seu adolescente a gerenciar melhor o tempo

2024 word1
CRM Com Automação Canal Mídia

Adolescentes que não aprendem habilidades de gestão do tempo – algo que não se adquire de um dia para o outro – podem ser ver em maus lençóis na vida adulta, quando seus chefes, professores universitários e até amigos e namorados não aceitarão sua displicência em deixar as coisas para a última hora. A procrastinação pode se tornar um grande problema na nossa vida – e quanto mais cedo se reconhecer isso, melhor.

Siga o Sempre Dia de Ajudar no Instagram!

Saber administrar bem o tempo envolve desenvolver
características como uma boa capacidade de tomar decisões, uma independência
amadurecida, o reconhecimento da importância dos tempos de lazer e de convívio
com amigos e e a de gerir bem a ansiedade quando prazos se
aproximam.

“É importante ensinar seu filho a se comportar de modo responsável, o que significa gerir seu tempo de modo sábio, sem a necessidade de constantes lembretes ou de assistência da sua parte para que ele cumpra as suas tarefas”, diz a psicóloga Amy Morin, que assina um artigo sobre o assunto no portal VeryWell Family com oito dicas para desenvolver neles a habilidade de gerir a sua rotina. Confira:

  1. Aconselhe seu filho a estabelecer um cronograma da sua rotina

    É importante reservar o tempo dedicado à lição de casa, a tarefas domésticas e a outras responsabilidades. “O tempo do seu filho pode ser facilmente roubado pelas redes sociais ou pelo videogame”, avisa Amy. O tempo dedicado ao lazer também precisa ser levado em conta no cronograma.

  2. Evite reclamações

    “Pode ser tentador reclamar com seu filho ou repetir lembretes sobre o que ele deve fazer, mas isso reduz a responsabilidade dele”, diz a psicóloga. O melhor é estabelecer com clareza as tarefas, as suas expectativas a respeito delas e as consequências resultantes de cumpri-las ou não, e aí sim avaliar o desempenho dele.

  3. Incentive-o a desenvolver rotinas

    Uma boa gestão do tempo tem tudo a ver com o estabelecimento de hábitos, como fazer as tarefas de casa logo depois de voltar do colégio ou dedicar meia hora antes de à leitura. “Uma vez que a rotina está assimilada, não se perde tempo planejando o que fazer após cada tarefa”, indica Amy.

  4. Dê-lhe ferramentas

    Ajude o seu filho a encontrar aquilo que o ajude a fazer o tempo trabalhar a seu favor. Pode ser um aplicativo ou uma agenda que otimize a administração do tempo. A psicóloga aconselha: “Converse com ele sobre a importância de criar listas de tarefas para definir prioridades sabiamente”.

  5. Ajude-o a estabelecer metas

    “Converse com seu filho sobre as metas pessoais que ele quer alcançar. Ajude-o então a identificar quanto tempo ele precisa separar diariamente para trabalhar em cada meta”, sugere Amy. Que seja 30 minutos de por dia ou um por mês dedicado a um trabalho voluntário, esse é um passo importante.

  6. Ensine-o a priorizar atividades

    É normal que na adolescência algumas atividades comecem a coincidir, e seja necessário fazer escolhas. Seu filho pode ter reservado um tempo para fazer um trabalho do colégio, mas apareceu um compromisso na e um convite para uma festa de aniversário. “Converse com ele sobre como tomar decisões sobre prioridades com base em seus valores e comprometimentos”, diz a psicóloga.

  7. Dê bom exemplo de gestão do tempo

    “Se você está sempre resolvendo as coisas em cima da hora ou perde vários prazos, seu filho vai seguir esse padrão”, alerta Amy. É importante revisar o modo como nós mesmos administramos a nossa rotina, para gerar hábitos saudáveis para os nossos filhos.

  8. Colabore para estabelecer limites para o uso de eletrônicos

    Esse é sem dúvida o maior sugador de tempo que seu filho – ou você mesmo – tem de enfrentar. Não se trata de demonizar a tecnologia, mas de ter uma relação sadia com ela. “Estabeleça regrar que ajudem seu filho a criar hábitos saudáveis em relação ao uso do celular e de outros dispositivos”, indica Amy.

Fonte: semprefamilia.com.br

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo