Grupo do Whatsapp Cuiabá
Economia

Vazamento no Pix: Banco Central expõe dados de 40 mil chaves – 6º incidente do ano

2024 word1

O informou nesta quarta-feira, 10, o sexto vazamento de dados no sistema deste ano. Desta vez, quase 40 mil chaves , sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A., tiveram seus dados expostos. A informação foi divulgada pelo BC em comunicado oficial.

Os dados vazados são cadastrais, como CPF e de conta, e não incluem informações sensíveis, como senhas ou saldos. Esses dados não permitem a movimentação de recursos ou às contas, afetando um total de 39.088 chaves.

Os vazamentos ocorreram entre 26 de junho e 2 de julho. As pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou pelo internet banking da instituição onde a chave foi cadastrada.

As providências do Banco Central contra vazamentos de chave Pix

Banco central pix automáticoBanco central pix automático
Apenas Em Abril, O Bc Anunciou Três Vazamentos De Chaves | Foto: Brenda Rocha/Shutterstock

O BC informou que já está tomando as providências necessárias para investigar o vazamento. Em nota, a autoridade financeira afirmou que serão adotadas “medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”.

Ainda de acordo com o Banco Central, apesar de não ser obrigatório por lei devido ao baixo impacto potencial para os usuários, a instituição optou por informar o incidente à .

Este é o sexto incidente do tipo registrado em 2024. Em abril, o BC comunicou três vazamentos separados, que juntos afetaram mais de 130 mil chaves de pagamento.

O caso mais recente até agora foi em junho, envolvendo a Instituição de Pagamento S.A. (Iugu) e a Pagcerto Instituição de Pagamento, com a exposição de dados de quase 20 mil chaves Pix.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.