A linguagem do cinema tem uma magia inerente que, ao transcender fronteiras, se transforma em uma bela combinação de imagens e sons que tocam a alma. Assistir a filmes em diferentes idiomas e nas diversas plataformas de streaming é como embarcar em uma ousada aventura, onde as legendas se transformam em janelas para culturas desconhecidas.
A Apple TV, por exemplo, oferece uma coleção incomparável dos melhores filmes em língua estrangeira que acendem os sentidos, abrem as portas para um mundo de narrativa incomparável e transportam os espectadores para novas culturas.
, o terceiro longa-metragem do cineasta alemão , acompanha o protagonista Kurt Barnert (interpretado por ) desde sua infância na Alemanha nazista até o pós-guerra na Berlim Oriental, onde se apaixona por Ellie (), uma jovem cujo pai () é um ex-soldado nazista que está escondido. A história avança até sua fuga para Berlim Ocidental, antes da construção do Muro de Berlim, e finalmente, até ele se tornar uma figura icônica do novo movimento de arte contemporânea.
Da opressão nazista à liberdade artística: A história de Kurt Barnert em Nunca Deixe de Lembrar

Beta Cinema / Wiedemann & Berg Filmproduktion / Bayerischer Rundfunk
Segundo Donnersmarck, a história é baseada apenas vagamente na vida do pintor Gerhard Richter. O diretor comentou à AnOther que sua inspiração surgiu de um artigo escrito pelo famoso jornalista investigativo alemão Jürgen Schreiber sobre o pintor, o qual revelava uma verdade obscura sobre a morte de sua tia. Este artigo desvelou detalhes impactantes que conectaram a vida de Richter com o passado nazista de sua família política.
Em 2002, Schreiber descobriu que o sogro de Richter, Heinrich Eufinger, havia sido um médico de alto escalão da SS durante a Alemanha nazista, responsável pelas esterilizações de mulheres consideradas não aptas para se reproduzir naquele momento, entre elas a tia de Richter, Marianne Schönfelder. Embora Eufinger não tenha realizado a operação, era o diretor do hospital onde ela foi realizada. Richter descobriu esta conexão entre as famílias através do artigo, quando tinha 70 anos.
Um filme dramático apenas para adultos que vai surpreendê-lo

Beta Cinema / Wiedemann & Berg Filmproduktion / Bayerischer Rundfunk
Nunca Deixe de Lembrar é uma impressionante biografia do artista alemão Kurt Barnert, que foi atormentado por sua infância sob o regime nazista enquanto vivia na pacífica Alemanha Ocidental. Considerada uma das melhores cinebiografias, assim como uma das mais ambiciosas, Florian Henckel von Donnersmarck foi elogiado por utilizar o desafiador tempo de duração do seu filme (190 minutos) para enquadrar a história de uma maneira inovadora e convincente.
Embora muitos críticos e espectadores não tenham apreciado o uso de elementos melodramáticos tradicionais por parte de von Donnersmarck, a maioria achou extremamente fácil mergulhar na história e se interessar por seus personagens. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme Estrangeiro, e embora tenha caído em relativa obscuridade com o passar dos anos, merece mais do que nunca um ressurgimento.
Você pode assistir Nunca Deixe de Lembrar adquirindo o filme na Apple TV ou no Amazon Prime Video.
Fonte: adorocinema