Durante seu discurso na ConferĂȘncia de Ação PolĂtica Conservadora (CPAC) deste sĂĄbado, 22, o presidente Donald Trump cumprimentou lĂderes internacionais alinhados ideologicamente, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.
+Â
No começo de sua fala, Trump chamou atenção para a presença de figuras internacionais no evento e pediu que se levantassem para serem reconhecidos. âNosso amigo da Argentina estĂĄ aquiâ, disse Trump, em referĂȘncia a Milei. âOuço dizer que vocĂȘ estĂĄ indo fantasticamente, estamos muito orgulhosos de vocĂȘâ, parabenizou.
Em seguida, Trump voltou-se para Eduardo Bolsonaro, presente como representante do movimento de direita brasileiro. âUm amigo meu, , da CĂąmara dos Deputados do Brasilâ, citou. âDiga olĂĄ ao seu pai, Ăłtima famĂlia.â
AlĂ©m de Milei e Bolsonaro, Trump saudou outros lĂderes presentes, como o presidente da PolĂŽnia, Andrzej Duda. â84% dos poloneses votaram em vocĂȘ, vocĂȘ deve estar fazendo algo certoâ, disse. O premiĂȘ da EslovĂĄquia, Robert Fico, e o britĂąnico Nigel Farage, do partido Reform UK, tambĂ©m foram mencionados.
It is an honor, President @realdonaldtrump, to have your friendship, respect and esteem.
Know that I, my father, my family and my nation have the same affection, respect and admiration for you and your family.
May God bless America and Brazil! Together, we will be great again! pic.twitter.com/DMCGVLyG8t
â Eduardo Bolsonarođ§đ· (@BolsonaroSP) February 22, 2025
No Ăąmbito internacional, o presidente prometeu mediar o fim da guerra entre RĂșssia e UcrĂąnia â âuma coisa horrĂvel de se verâ â e lamentou o ataque de 7 de outubro contra Israel, que, segundo ele, ânunca teria acontecidoâ sob seu comando. âQuero que meu maior legado seja como um pacificador, nĂŁo um conquistador.â
O discurso se baseou na celebração do que Trump chamou de âa grande libertação da AmĂ©ricaâ, o que considerou como uma vitĂłria esmagadora contra as forças que, segundo ele, destruĂram os Estados Unidos.
âNinguĂ©m jamais viu algo assim antesâ, afirmou o presidente, que enfatizou que seu partido alcançou 85% dos condados e pintou um âmapa todo vermelhoâ. âGanhamos o voto popular por milhĂ”es e milhĂ”es de votos, varremos todos os sete Estados-pĂȘndulo por grandes margens.â
Trump nĂŁo poupou crĂticas Ă administração anterior de Joe Biden, a quem chamou de âo pior presidente da histĂłria do paĂsâ e o acusou de ter permitido uma invasĂŁo na fronteira com o MĂ©xico e de ter dilapidado a economia com inflação e polĂticas ambientais.
âNĂłs tomamos o poder deles, tomamos a confiança deles â eles perderam a confiança, oh, Ă© tĂŁo bom ver issoâ, disse, em um tom de satisfação.
No primeiro mĂȘs de seu novo mandato, Trump detalhou uma sĂ©rie de açÔes jĂĄ implementadas. Na questĂŁo migratĂłria, ele destacou um decreto para encerrar a cidadania automĂĄtica para filhos de imigrantes ilegais. âNĂŁo era para essas criançasâ, argumentou, pois a medida era originalmente destinada aos filhos de escravos depois da Guerra Civil.
O presidente tambĂ©m anunciou a âmaior operação de deportação da histĂłria norte-americanaâ e a designação de cartĂ©is e gangues como o MS-13 e como organizaçÔes terroristas estrangeiras.
âEstamos libertando comunidades como Aurora, Colorado, e Springfield, Ohio, que foram ocupadas por criminosos ilegais de todo o mundoâ, declarou, ao prometer usar atĂ© mesmo a base de GuantĂĄnamo para deter imigrantes criminosos.

No Ăąmbito social, Trump celebrou a eliminação de programas de diversidade, equidade e inclusĂŁo (DEI) em todo o governo federal, ao afirmar que notificou âtodos os oficiais de DEI do governo que seus empregos foram deletadosâ.
Ele tambĂ©m reiterou polĂticas de gĂȘnero conservadoras. âTornamos polĂtica oficial do governo dos EUA que existem apenas dois gĂȘneros: masculino e femininoâ, alĂ©m de proibir homens de competir em esportes femininos e banir bloqueadores de puberdade e cirurgias de transição em jovens.
âVocĂȘ imagina fazer um discurso desses hĂĄ dez anos? As pessoas diriam: âDo que diabos ele estĂĄ falando?ââ, brincou, ao criticar o que chama de âinsanidade transgĂȘneroâ.
Na economia, Trump anunciou medidas para âsalvar os EUA do naufrĂĄgio da inflaçãoâ deixado por Biden, como a retirada do Acordo de Paris, o fim do âgolpe verdeâ e a imposição de tarifas sobre bens chineses (10%), aço e alumĂnio estrangeiros (25%) e tarifas recĂprocas contra paĂses que taxam produtos norte-americanos.
âTarifa Ă© minha quarta palavra favorita no dicionĂĄrioâ, disse, ao lembrar de uma polĂȘmica anterior com a imprensa, que o criticou por priorizĂĄ-la acima de âDeusâ, âfamĂliaâ e âamorâ.
Ele defendeu as tarifas como uma ferramenta de riqueza e recordou o perĂodo de 1870 a 1913, quando os EUA, segundo ele, eram âos mais ricos relativamenteâ por causa da arrecadação tarifĂĄria.
Ao final de sua fala, Trump citou o herĂłi naval John Paul Jones â âEu ainda nĂŁo comecei a lutarâ â para continuar o trabalho dos prĂłximos quatro anos. âJuntos, vamos ficar firmes, trabalhar duro, lutar, lutar, lutar e vencer, vencer, vencerâ, prometeu.
Fonte: revistaoeste