Depois de quatro exibições com lotação esgotada em Lisboa, em Portugal, o documentário estreia no próximo sábado, 16, nos cinemas dos Estados Unidos.
Obra do , a produção, independente e em inglês, expõe controvérsias envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O documentário resulta de uma investigação que percorreu dez países e reuniu depoimentos de exilados políticos, juristas e jornalistas.
A exibição do documentário vai ocorrer em Orlando (16 de agosto), Nova Iorque (17), Connecticut (18) e Boston (19), com presença do próprio diretor. A produção descreve acontecimentos de 2021 a 2025, abordando temas como voto impresso, censura, interferência externa, atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral e o papel da imprensa nos embates políticos recentes.
Produtor e diretor da obra, Sérgio Tavares é jornalista e escritor, conhecido por trabalhos investigativos e produções independentes. Em 2024, a Polícia Federal o deteve enquanto desembarcava no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). O episódio aparece no documentário. Segundo Tavares, a motivação para o filme surgiu depois de uma manifestação na Avenida Paulista, quando prometeu levar ao mundo um retrato crítico do Judiciário brasileiro.
Depois da temporada nos EUA, The Fake Judge deverá ser disponibilizado gratuitamente nas plataformas digitais do autor. Uma continuação, The Fake Judge 2, já está em produção e terá como foco Gilmar Mendes, outro ministro do STF acusado de contribuir para a impunidade e o favorecimento político da esquerda no Brasil.
+
Fonte: revistaoeste