CUIABÁ MATO GROSSO

Doações de Leite Humano Aumentam 23% e Auxiliam Bebês Prematuros em Mato Grosso

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano registrou um aumento significativo nas doações e distribuições de leite materno no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), foram distribuídos 1.027,6 litros de leite para bebês prematuros internados, número 23% maior que o mesmo período de 2024.

O número de recém-nascidos beneficiados também subiu, passando de 654 para 781, o que representa um crescimento de 19%. A quantidade de leite coletado cresceu 13%, saltando de 1.431,3 para 1.624,8 litros. No total, 1.143 doadoras participaram da ação neste ano, ante 1.026 no ano anterior.

Além da coleta e distribuição, a Rede realizou 7.314 atendimentos individuais e 334 em grupo, dentro das unidades hospitalares. A qualidade do leite passou por 16.356 análises laboratoriais, incluindo testes microbiológicos, de acidez e crematócrito.

Para a coordenadora substituta de Promoção e Humanização da Saúde, Jane Kátia Taveira, os números refletem o esforço da equipe em garantir a nutrição adequada dos prematuros. “Com a chegada do Agosto Dourado, intensificamos as ações para conscientizar sobre o papel da sociedade no apoio à amamentação”, afirmou.

Rodrigo Carvalho, técnico da área de Amamentação da SES, destacou que a escuta acolhedora e o apoio desde o pré-natal são essenciais para o sucesso da amamentação. Ele também ressaltou a importância das visitas domiciliares – que somaram 1.357 neste ano – para fortalecer a confiança das mães após a alta hospitalar.

As doações também contaram com o recebimento de 566 frascos de vidro, fundamentais para armazenar o leite coletado com segurança. Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses e continuada até dois anos ou mais.

No estado, quatro hospitais possuem Bancos de Leite Humano: Hospital Geral e Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá; Santa Casa de Rondonópolis; e Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde. Além deles, há postos de coleta no Hospital Femina, em Cuiabá, e no Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra.

Como doar: qualquer pessoa que amamenta, esteja saudável, sem uso de medicamentos contraindicados e tenha passado por triagem clínica, pode doar leite excedente. As doações podem ser feitas nas unidades localizadas em Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde. Contatos e horários variam conforme a unidade.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.