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DNIT monitora progresso da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, essencial para o agronegócio

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Em uma inspeção técnica que reforça a importância da infraestrutura ferroviária para o escoamento da produção nacional, uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) percorreu trechos da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) em Goiás nos dias 23 e 24 de julho. A missão, liderada pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF), teve como objetivo monitorar o andamento dos 383 km de trilhos que prometem revolucionar a logística do corredor agrícola brasileiro.

Obra em ritmo acelerado

Com 40,14% das obras já executadas, a FICO – conduzida pela Vale S/A no modelo de Investimento Cruzado – apresentou progressos significativos nos trechos visitados:

  • Pacote 2 (Nova Iguaçu de GO): Avanço nos serviços de terraplenagem e drenagem
  • Km 6 (Mara Rosa): Trecho com superestrutura completa, incluindo dormentes e trilhos instalados
  • Pacote 3: Andamento nas obras de pontes e plataformas

“Estamos diante de um projeto que incorpora as mais modernas técnicas de engenharia ferroviária”, destacou Eloi Palma Filho, diretor substituto de Infraestrutura Ferroviária do DNIT. A visita incluiu análise de maquetes e detalhamento das metodologias construtivas que devem servir de referência para futuros projetos no país.

Eixo logístico do agronegócio

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A FICO representa uma peça-chave na estratégia de escoamento da produção nacional:

  • Conectará o maior celeiro agrícola do país à Ferrovia Norte-Sul
  • Atenderá 10 municípios goianos e mato-grossenses
  • Reduzirá custos de transporte de grãos e minérios para portos

“Essa ferrovia vai mudar a equação logística do Centro-Oeste”, afirmou representante da Valec, empresa pública responsável pela outorga do projeto. A expectativa é que a nova malha ferroviária alivie a pressão sobre o transporte rodoviário e aumente a competitividade internacional dos produtos brasileiros.

Capacitação técnica

Além do monitoramento, a visita serviu como capacitação para servidores do DNIT, que puderam vivenciar:

  • Novas tecnologias de construção ferroviária
  • Soluções de engenharia para terrenos desafiadores
  • Modelos de gestão de grandes projetos

“Essa imersão nos permite atualizar nossos normativos e replicar esse conhecimento em outras regiões”, completou Palma Filho. Com previsão de conclusão em 2026, a FICO se consolida como um dos projetos mais estratégicos para o desenvolvimento logístico do país, prometendo integrar de forma definitiva o Centro-Oeste aos principais corredores de exportação brasileiros.

Fonte: cenariomt

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