Em uma inspeção técnica que reforça a importância da infraestrutura ferroviária para o escoamento da produção nacional, uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) percorreu trechos da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) em Goiás nos dias 23 e 24 de julho. A missão, liderada pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF), teve como objetivo monitorar o andamento dos 383 km de trilhos que prometem revolucionar a logística do corredor agrícola brasileiro.
Obra em ritmo acelerado
Com 40,14% das obras já executadas, a FICO – conduzida pela Vale S/A no modelo de Investimento Cruzado – apresentou progressos significativos nos trechos visitados:
- Pacote 2 (Nova Iguaçu de GO): Avanço nos serviços de terraplenagem e drenagem
- Km 6 (Mara Rosa): Trecho com superestrutura completa, incluindo dormentes e trilhos instalados
- Pacote 3: Andamento nas obras de pontes e plataformas
“Estamos diante de um projeto que incorpora as mais modernas técnicas de engenharia ferroviária”, destacou Eloi Palma Filho, diretor substituto de Infraestrutura Ferroviária do DNIT. A visita incluiu análise de maquetes e detalhamento das metodologias construtivas que devem servir de referência para futuros projetos no país.
Eixo logístico do agronegócio
A FICO representa uma peça-chave na estratégia de escoamento da produção nacional:
- Conectará o maior celeiro agrícola do país à Ferrovia Norte-Sul
- Atenderá 10 municípios goianos e mato-grossenses
- Reduzirá custos de transporte de grãos e minérios para portos
“Essa ferrovia vai mudar a equação logística do Centro-Oeste”, afirmou representante da Valec, empresa pública responsável pela outorga do projeto. A expectativa é que a nova malha ferroviária alivie a pressão sobre o transporte rodoviário e aumente a competitividade internacional dos produtos brasileiros.
Capacitação técnica
Além do monitoramento, a visita serviu como capacitação para servidores do DNIT, que puderam vivenciar:
- Novas tecnologias de construção ferroviária
- Soluções de engenharia para terrenos desafiadores
- Modelos de gestão de grandes projetos
“Essa imersão nos permite atualizar nossos normativos e replicar esse conhecimento em outras regiões”, completou Palma Filho. Com previsão de conclusão em 2026, a FICO se consolida como um dos projetos mais estratégicos para o desenvolvimento logístico do país, prometendo integrar de forma definitiva o Centro-Oeste aos principais corredores de exportação brasileiros.
Fonte: cenariomt