MATO GROSSO SORRISO

Distrito de Primavera em Sorriso realiza vacinação contra raiva neste sábado (23) – Dia D de imunização

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Distrito de Primavera realizará neste sábado (23), uma ampla mobilização de vacinação contra o vírus da raiva. A iniciativa visa manter a doença, que é fatal em quase 100% dos casos, sob controle na região. A mobilização contará com um ponto de vacinação fixo, estrategicamente localizado em frente à Unidade de Saúde do distrito, que funcionará das 8h às 17h, sem pausa para o almoço, facilitando o acesso para todos os moradores da região.

Serão vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis. A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de proteger os animais contra a raiva, uma doença que ataca o sistema nervoso e pode ser transmitida aos seres humanos.

Para garantir que a proteção chegue a todos os cantos, a campanha terá uma abordagem especial para as áreas mais afastadas. Nas linhas Morocó, Vale do Verde e Bunge, a imunização ocorrerá na modalidade “sítio a sítio”, com equipes volantes visitando as propriedades entre 8h e 16h. Ao todo, quatro equipes estarão em campo: uma no ponto fixo e três percorrendo a zona rural.

A meta da campanha é vacinar 23 mil animais, sendo 18 mil cães e 5 mil gatos, em áreas rurais e periurbanas. O objetivo principal é criar uma barreira imunológica para manter a raiva sob controle e prevenir riscos tanto para os animais quanto para as pessoas.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Claudete Damasceno, destaca a importância da adesão da comunidade. “A vacina antirrábica é uma questão de saúde pública e um ato de responsabilidade de cada tutor. Manter cães e gatos vacinados é a única forma de prevenção contra uma doença tão grave e fatal”, afirma a coordenadora.

A raiva é uma zoonose transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por mordidas. Embora controlada nas áreas urbanas graças a campanhas como esta, a vigilância deve ser constante, pois o vírus ainda circula em animais silvestres, que podem entrar em contato com animais domésticos.

“Proteger nossos pets é proteger nossas famílias e toda a comunidade. Com planejamento, estratégias bem definidas e o esforço de toda a equipe, acreditamos que será possível alcançar a meta e manter os índices vacinais em dia”, concluiu o secretário municipal de saúde, Vanio Jordani.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.