A contagem regressiva para o Carnaval 2025 já começou e, se você é foliã de carteirinha, mas está grávida neste ano, calma! Não é preciso ficar de fora da festa. Para curtir com segurança, o Primeira Página reuniu algumas dicas essenciais. Venha ver!
Cada gravidez é única, por isso, o primeiro passo é saber com seu médico que não há nenhuma restrição para curtir a folia. Se estiver tudo bem com a mãe e o bebê, então só ficar de olho nessas dicas:
1 – Eu sei, é difícil, mas evite multidões e calor excessivo
Locais muito cheios e com altas temperaturas podem ser desconfortáveis para as gestantes e aumentar os riscos de desidratação, quedas e exaustão. Por isso, prefira ambientes arejados, com sombra e boa circulação de ar. Pode ser aquela parte mais afastada ou mesmo eventos fechados que possuam ventilação adequada.
2 – Troque o álcool por água
O consumo de álcool durante a gravidez é contraindicado, pois pode trazer riscos à saúde do bebê. Além disso, em dias quentes, como os dessa época do ano, o risco de desidratação é alto. A melhor saída é abusar da água.
O ideal é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, mas se o sol estiver forte, esse valor pode ser ainda maior. As alternativas, como sucos naturais e água de coco, também ajudam a manter a hidratação.
3 – Alimentação equilibrada, sempre
Durante o Carnaval, é comum consumir petiscos de rua, mas a gestante deve ter cuidado redobrado. Então, evite alimentos vendidos por ambulantes e prefira refeições leves e balanceadas, feitas em locais confiáveis ou mesmo em casa, antes da festa.
4 – Escolha roupas e calçados confortáveis
Prefira roupas leves, de algodão ou tecidos que ajudem na regulação térmica do corpo. Sapatos confortáveis, como tênis ou sandálias baixinhas, ajudam a evitar dores e inchaços, tão comuns na gestação.
5 – Evitar esforço excessivo
Blocos de rua e trios elétricos podem ser divertidos, mas exigem muito fôlego e resistência, então dê preferência para assistir à folia de um ponto mais tranquilo, sem a necessidade de longas caminhadas ou exposição excessiva ao sol.
O mais importante é respeitar os limites do corpo. Se houver qualquer desconforto, tontura ou cansaço excessivo, o ideal é interromper a atividade e procurar um local para descansar.
Fonte: primeirapagina