Sophia @princesinhamt
Turismo

Dicas de Saúde para aproveitar o Carnaval sem ressaca: Saiba como se divertir com bem-estar

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Estamos às vésperas do Carnaval e com ele a temporada de pé-na-jaca, sobretudo para quem curte bloquinhos, desfiles e bailes. Pensando na saúde e até mesmo em redução de danos, médicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, listaram os principais cuidados necessários para curtir a folia de forma saudável.

Por conta do calor e do sol, é indispensável estar sempre bem hidratado e alimentado. Durante as festas, especialmente em bloquinhos, pode ser difícil manter uma boa dieta e hidratação, então todo cuidado antes e depois do evento deve ser redobrado. Aposte em refeições mais leves e nutritivas durante todo o período, especialmente antes de sair. O recomendado são frutas e vegetais, carnes magras como peixe e frango. Para ajudar com o calor, alimentos frios, como saladas, vitaminas e iogurte natural, mas devem estar acondicionados corretamente antes do consumo.

O consumo de bebidas alcoólicas combinado com o calor pode se tornam perigoso caso a hidratação não seja realizada corretamente. A ingestão de líquidos como água, sucos naturais e água de coco é fundamental para a redução dos efeitos colaterais do álcool. Também é recomendado higienizar, com água ou álcool em gel, a abertura das garrafas e latas antes do consumo, ou optar pelo uso de copos e canudos, dessa forma é possível evitar contaminações.

Para manter a temperatura e hidratação do corpo, procure vestir roupas leves e sempre lembrar de aplicar protetor solar antes de sair. O uso de glitter, tinta e maquiagem usados como adereços nas fantasias exige atenção. É importante optar por produtos de qualidade, dentro do prazo de validade, e realizar um teste antes da aplicação, para evitar o contato prolongado com substâncias irritantes e alergênicas.

Além disso, é importante ter cuidado redobrado quando o assunto são doenças e infecções sexualmente transmissíveis, então o uso de camisinhas é indispensável para auxiliar na prevenção de doenças como o HIV e sífilis. A “doença do beijo”, como é popularmente conhecida a mononucleose, também pode se tornar um problema para os foliões, especialmente por ser transmitida com mais facilidade pela saliva. Assim, ela pode ser transmitida tanto pelo literal boca a boca quanto por compartilhamento de copos, garrafas e latinhas.

Pela proximidade entre as pessoas durante as festas, especialistas também indicam manter a vacinação de crianças e adultos em dia, ressaltando a importância da vacina contra o covid e influenza.

Leia tudo sobre o Carnaval

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:362,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.