O prazo final para a declaração do Imposto de Renda se encerra em 31 de maio, e com ele, a oportunidade de destinar parte desse imposto para os Fundos Municipais da Infância e Adolescência e do Idoso. Essa destinação voluntária e gratuita, de até 6% do IR, garante que os recursos permaneçam no município e apoiem projetos sociais locais focados na transformação de crianças, adolescentes e idosos.
A Secretaria de Assistência Social de Sinop, em conjunto com os Conselhos Municipais, reforça a importância da campanha “Leão Amigo do Idoso e da Criança” para os contribuintes que ainda não realizaram sua declaração. “
É importante destacar que destinar parte do IR para os fundos é uma forma do cidadão declarar sua solidariedade. Reforçamos esse pedido àqueles que ainda não declararam, para que conversem com seus contadores e abracem esta ação, a destinação é feita de forma simples”, destacou a secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu.
Como funciona a destinação?
Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda pelo Modelo Completo podem destinar até 6% do imposto devido (3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo do Idoso). Já Pessoas Jurídicas que apuram a tributação pelo Lucro Real podem destinar até 1%.
A destinação é realizada no próprio programa de preenchimento da declaração do IRPF. Basta selecionar o nível “Municipal”, a UF Mato Grosso, escolher Sinop como município de localização e, em seguida, informar o valor a ser doado.
Fonte: cenariomt