Durante a Ășltima semana, uma nova estrela vem abalando as redes sociais: Pesto, o bebĂȘ pinguim enorme.
Quando nasceu, em janeiro, ele pesava apenas 200 g. Mas, desde entĂŁo, o pinguinzinho vem crescendo, crescendo â e crescendo mais um pouco. Um pinguim-rei quando adulto pode atingir seus 16 kg, mas Pesto, no auge dos seus nove meses, jĂĄ pesa 24 kg e alcança 90 cm.
Residente do AquĂĄrio Sea Life de Melbourne, na AustrĂĄlia, o bebĂȘ estava destinado ao estrelato desde o ovo, ainda que viesse ao mundo do tamanho comum. A comoção precoce se deve ao fato dele ser o Ășnico pinguim a nascer no aquĂĄrio em dois anos.
AtĂ© o mĂȘs passado, nĂŁo dava para saber se Pesto era realmente o pinguim â e nĂŁo a pinguim. VeterinĂĄrios humanos nĂŁo conseguem distinguir machos e fĂȘmeas a olho nu, Ă© necessĂĄrio um exame de sangue para confirmar o sexo desses animais. O resultado voltou recentemente, e foi divulgado com um digno chĂĄ de revelação.
Pesto decolou (no sentido figurado, jĂĄ que pinguins nĂŁo voam) e apareceu em redes sociais no mundo inteiro.
Por que o Pesto Ă© imenso?
Seus cuidadores apontam que essa Ă© uma combinação entre uma genĂ©tica digna de Shaquille OâNeal e um apetite enorme. O pai de Pesto Ă© o ex-campeĂŁo do tĂtulo de maior pinguim do aquĂĄrio, com 18 kg (agora, perde sĂł para o filho).
As refeiçÔes rolam quatro vezes ao longo do dia, e consistem em oito peixes cada uma. Ou seja, Pesto come mais de 30 peixes por dia â duas vezes a quantidade esperada por pinguim adulto comum. AlĂ©m disso, ele ainda recebe algumas guloseimas carinhosamente fornecidas por seus pais.
Essa quantidade de alimento resultou em outra caracterĂstica do animal que acabou divulgada amplamente: a quantidade de vezes que ele precisa fazer o nĂșmero dois. Para a BBC, Michaela Smale, uma das cuidadoras do aquĂĄrio desde 2018, conta que a frequĂȘncia de idas ao banheiro Ă© a cada 15 minutos, o que mantĂ©m os cuidadores ocupados.

Jacinta Early, uma das supervisoras do aquĂĄrio enfatiza que mesmo assim ele Ă© um garoto saudĂĄvel, e com a chegada da adolescĂȘncia e vida adulta ele começarĂĄ a perder seu peso naturalmente.
O futuro de Pesto também significa um novo visual.
Não då para saber se ele sabe ou não que é famoso, mas Pesto com certeza se veste de acordo. Por ser ainda muito pequeno, ou melhor criança, o pinguim ainda estå coberto por uma penugem marrom, que o faz parecer um mobster com seu enorme casaco de pelos.
Assim que começar suas aulas de natação, que acontece jĂĄ na adolescĂȘncia, suas penas vĂŁo cair e darĂŁo espaço para um outfit mais rebuscado: o clĂĄssico traje smoking dos penguins.
Apesar das mudanças, é provåvel que ele continue sendo sempre um dos maiores do grupo.

Os pinguins-rei, com uma altura de 84 a 94 cm, sĂŁo gigantes no mundo dos pinguins. No entanto, nĂŁo sĂŁo os maiores; esse tĂtulo pertence ao pinguim-imperador, que pode chegar a 45 kg e medir atĂ© 1,27 m de altura.
Na natureza, os parentes de Pesto habitam as ilhas antĂĄrticas e subantĂĄrticas, como as Ilhas Sandwich do Sul e as Ilhas Malvinas.
Estima-se que existam entre um milhĂŁo e dois milhĂ”es de pares reprodutores em todo o mundo, e, segundo a UniĂŁo Internacional para a Conservação da Natureza, suas populaçÔes estĂŁo em crescimento. Por isso, eles sĂŁo classificados como uma espĂ©cie de âmenor preocupaçãoâ de preservação.
Calçada da Fama
O gorduchinho dominou os algoritmos das mĂdias sociais e aumentou o nĂșmero de visitantes do aquĂĄrio desde entĂŁo. As multidĂ”es que vĂȘm passando pelas portas do Sea Life sĂł querem saber de uma coisa: do pinguim pompom.
Olivia Wilson, a assessora que cuida da agenda e redes de Pesto, diz Ă BBC ânomeie um paĂs, e ele teve uma menção na mĂdia⊠hĂĄ muito poucos lugares no mundo que nĂŁo tiveram um pouco do amor do Pesto.â

De acordo com Wilson, a audiĂȘncia jĂĄ alcança cerca de 5 bilhĂ”es e oficialmente ultrapassou o Ășltimo fenĂŽmeno animal, a hipopĂłtamo pigmeu Moo Deng.
Para a Associated Press, Early faz questĂŁo de reforçar que a fama nĂŁo subiu Ă cabeça de Pesto e que ele se mantĂ©m bastante educado e atencioso com quem cuida dele. âEle tende a ser o primeiro a dar oi [para os cuidadores] e tambĂ©m responde ao seu nome.â
Fonte: abril