Se você já ouviu alguém falar da Toyota Hilux, provavelmente foi com aquele tom de respeito e admiração e não é por acaso. Desde que chegou ao Brasil, lá no começo dos anos 90, a picape da marca japonesa ganhou o coração (e o asfalto) de muita gente por aqui.
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Seja no campo, enfrentando lama e estrada de terra, ou nas cidades, esbanjando presença e força, a Hilux mostrou que veio para dominar. Você pode até não ser do time das picapes, mas é difícil ignorar a fama dessa bruta.
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Combinando robustez, desempenho e uma confiabilidade que virou referência, a Hilux conquistou seu lugar entre os veículos mais desejados do país. E, como toda líder de segmento, também carrega seus desafios: quanto mais vendida, mais exposta às críticas.
No site Reclame Aqui, por exemplo, a picape acumula diversas reclamações e ainda assim, a Toyota se sai bem no atendimento ao consumidor: com nota 8,5 no site, mostra que, apesar das queixas, a maioria dos problemas tem sido resolvida de forma satisfatória.
Mas voltando à Hilux, as reclamações mais frequentes envolvem três pontos principais: sistema de segurança fraco, sport bar e problemas com o freio.
Reclamações de donos de Toyota Hilux
Sistema de segurança
Imagem: Divulgação
Muitos proprietários da Toyota Hilux têm expressado insatisfação com o sistema de segurança da picape, considerado por eles fraco diante do crescente número de furtos e roubos. Um dos principais pontos de crítica está na facilidade com que criminosos conseguem burlar o sistema keyless, tecnologia de abertura e partida sem chave, permitindo que a caminhonete seja levada em poucos segundos, muitas vezes sem deixar vestígios de arrombamento.
Um proprietário de uma Hilux SRX 2022 relatou profunda insatisfação com a marca após ter seu veículo furtado em menos de 10 segundos, evidenciando, segundo ele, a fragilidade do sistema de segurança.
Apesar do rastreador, o furto não foi evitado. Ele criticou a Toyota por não oferecer atualização ou recall para os modelos anteriores a 2025, que não contam com o novo sistema de proteção, nem mesmo como opção paga.
“Tive três Hilux furtadas com facilidade, mesmo com alarme ativado e portas travadas. O sistema de segurança é falho e permite que o carro seja levado sem disparar nada. Isso é erro de projeto, não apenas questão de segurança pública. A Toyota precisa se posicionar, pois o seguro não cobre o valor de reposição e o consumidor fica no prejuízo.”
“Minha Hilux SRX 2022 foi furtada em Fortaleza com facilidade, mesmo travada. Levaram dinheiro e objetos. Depois, vi que vários casos iguais circulam na internet, mostrando a falha grave de segurança. Um carro de R$ 300 mil não pode ser tão vulnerável.”
A resposta da Toyota segue uma linha padrão para esse tipo de reclamação: alega que se trata de uma “ação externa, causada por indivíduo, fora do controle da Toyota do Brasil“, conforme cláusulas de exclusão da garantia no manual do proprietário.
Sport Bar (aerofólio)
Imagem: Divulgação
O Sport Bar da Toyota Hilux também é alvo de reclamações de proprietários, principalmente relacionadas à reposição da peça após o recall. Em 2024, a Toyota realizou um recall das versões SRX Plus e GR-Sport devido ao risco de rachaduras nos suportes do Sport Bar, que poderiam levar ao desprendimento da peça durante o uso, representando perigo para terceiros.
Um consumidor relatou que, após a retirada do Sport Bar da Hilux SRX Plus em outubro, durante o recall, a Toyota e a concessionária ainda não realizaram a reposição da peça, mesmo após diversas revisões e promessas de prazo, o último vencido em janeiro.
“Sou proprietário de uma Hilux SRX Plus, retirada sem o Sport Bar (aerofólio). Até hoje a peça não foi devolvida. Modelos mais novos já estão vindo com o Sport Bar, ou seja, o problema foi resolvido, menos para mim. Me ofereceram um Santo Antônio ou a compra da peça, o que recusei. Quero o que é de direito: o Sport Bar original do veículo.”
“Aguardo há mais de 7 meses a reposição do Sport Bar da minha Hilux. Escolhi uma versão mais cara por esse item, vendido como diferencial. Até agora, nenhum retorno. Se não houver solução imediata, acionarei a Justiça.”
Para todos os clientes que reclamaram sobre a reposição do Sport Bar, a resposta da Toyota foi a mesma. A montadora informou que, em relação à instalação do Sport Bar, está providenciando o pedido da peça, que será enviada exclusivamente para atender ao caso. Assim que o item estiver disponível, a concessionária está orientada a entrar em contato para agendar a instalação.
Problemas com o freio
Imagem: Divulgação
Alguns donos da Hilux relatam que, ao frear em alta velocidade, sentem vibrações no volante, o que geralmente indica empenamento dos discos de freio. O mais frustrante é que, mesmo após a troca ou retífica desses discos, o problema costuma voltar.
Há também quem perceba uma certa lentidão na resposta dos freios, o que transmite insegurança, principalmente em situações de emergência. Barulhos como rangidos ou estalos ao frear também são citados, mesmo quando as pastilhas são novas. Além disso, muitos comentam sobre o desgaste acelerado das pastilhas e discos, que em alguns casos acontece antes mesmo dos 20 mil quilômetros, gerando custos inesperados.
“Comprei minha Hilux zero km e, antes dos 30 mil km, já apresentou vibração ao frear. A concessionária identificou defeito no disco, mas a Toyota se recusou a trocar e só fez um passe. O problema voltou após 10 mil km.”
“Com 32 mil km, minha Hilux começou a vibrar forte ao frear, especialmente em descidas e rodovias. Um técnico da própria Toyota confirmou que, após o aquecimento dos discos, a vibração compromete a frenagem.”
“Tenho uma Hilux SRX 21/21 e, com apenas 18 mil km, os discos de freio já empenaram. Mesmo sendo um problema crônico nesse modelo, a Toyota do Brasil se recusa a fazer a troca.”
Para todas as reclamações, a Toyota respondeu que entrou em contato com os clientes e, em ligação telefônica, prestou todos os esclarecimentos necessários sobre o caso.
Fonte: autoo