O mercado de SUVs elétricos no Brasil ganhou dois novos concorrentes: os chineses Neta X e Zeekr X, dois daqueles modelos que vão fazer você perguntar: “Que carro é esse?”
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Se você vir dois SUVs elétricos futuristas passando na rua e ficar com aquela cara de interrogação, calma, você não está sozinho. O Neta X e o Zeekr X desembarcaram no Brasil e, por enquanto, pouca gente sabe.
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Eles têm “X” no nome, mas não têm nada a ver com a rede social do Elon Musk. Brincadeiras à parte, o SUV da Neta chega com a missão de bater de frente com modelos já estabelecidos, como o BYD Yuan Plus, enquanto o da Zeekr quer brigar com modelos da BMW e Audi.
Enquanto o Zeekr X mira um público mais premium, com preços entre R$ 272.000 e R$ 298.000, o Neta X aposta em um valor mais “acessível”, partindo de R$ 214.900.
Dois novos jogadores no campo dos elétricos
Imagem: Divulgação
A Neta ainda é um nome desconhecido por aqui, e mesmo na China, sua terra natal, a marca passou por alguns desafios recentemente, incluindo uma pausa na produção. Mas a empresa garante que no Brasil tudo segue firme e forte. Sua primeira loja já foi inaugurada no Rio de Janeiro, e a marca promete conquistar seu espaço.
Já a Zeekr é uma das marcas do grupo chinês Geely, que também controla a Volvo e a Lotus, entre outras. Por isso, o Zeekr X compartilha a mesma plataforma e conjunto mecânico do Volvo EX30. No entanto, a versão do SUV chinês disponível no Brasil se destaca por ser significativamente mais potente e rápida do que o modelo sino-sueco.
O Neta X 500 Luxury, versão mais equipada, chega por R$ 214.900, o que o torna mais barato que o BYD Yuan Plus (R$ 235.900). E não é só isso: ele também é maior, com 4,61 metros de comprimento, um entre-eixos generoso e um porta-malas de 508 litros ou seja, espaço não vai faltar.
O Zeekr X, conta com rodas de 20 polegadas, e seu porte é de 4,43 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos, sendo menor que o Neta X.
Tecnologia e interior
Imagem: Divulgação
Ambos os modelos apostam na centralização dos comandos em uma tela digital. O Zeekr X traz um painel de instrumentos de 8,8 polegadas e uma multimídia de 14,6 polegadas, além de armazenamento interno de 16 GB e conectividade 5G. Seu seletor de marchas fica atrás do volante, e o console central é aberto para ampliar a sensação de espaço.
O Neta X também impressiona com uma tela multimídia ainda maior, de 15,5 polegadas, mas seu painel de instrumentos é mais simples. Ele prioriza o minimalismo, embora não conte com o mesmo nível de refinamento de acabamento.
Motor e autonomia: o que eles entregam?
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Aqui as diferenças ficam mais evidentes. O Zeekr X Premium conta com um motor traseiro de 272 cv, enquanto a versão Flagship adiciona um segundo motor, entregando impressionantes 428 cv e 55 kgfm de torque. Esse conjunto faz o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, um desempenho digno de esportivo.
Ambos utilizam baterias da CATL, uma das maiores fornecedoras do setor. O Zeekr X traz um conjunto de 66 kWh, que garante uma autonomia de 332 km segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
O Neta X, por outro lado, tem uma proposta mais equilibrada. Seu motor elétrico dianteiro entrega 163 cv e 21,4 kgfm de torque, o que garante um desempenho satisfatório para o dia a dia, mas sem o apelo esportivo do Zeekr X.
Equipado com uma bateria de 64,1 kWh, o Neta X oferece uma autonomia de 317 km, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Quando acelerado ao máximo, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, um desempenho inferior ao do BYD Yuan Plus, de 204 cv, que atinge a mesma marca em 7,3 segundos.
Garantia e benefícios
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No quesito pós-venda, o Zeekr X se destaca ao oferecer cinco anos de garantia para o carro e oito anos para o conjunto elétrico. O modelo também vem com três anos de conectividade 5G gratuita e um carregador wallbox de 7 ou 22 kW incluso.
O Neta X ainda não divulgou um pacote de benefícios tão robusto, mas sua proposta de preço mais acessível pode atrair compradores que priorizam custo-benefício.
Conquistar um público que ainda nem sabe que ele existe
O desafio é evitar que a situação que ocorreu com a Seres no Brasil se repita, como noticiamos recentemente.
Em janeiro, o Neta X vendeu apenas 9 unidades, enquanto o Zeekr X teve um desempenho um pouco melhor, com 34 unidades comercializadas. Ainda não há dados disponíveis para o mês de fevereiro, mas esses números indicam que, por enquanto, as marcas enfrentam dificuldades para conquistar a confiança dos brasileiros.
A BYD chegou de mansinho e, hoje, já vende mais carros elétricos do que muitas marcas tradicionais. Será que a Neta e a Zeekr vão conseguir fazer o mesmo? O primeiro passo já foi dado, mas ambas têm um longo caminho pela frente para se consolidarem.
Por enquanto, se você ver um Neta X ou um Zeekr X na rua e não souber o que é, você não está sozinho. Mas quem sabe, em breve, ambps não se tornem aqueles modelos que todo mundo reconhece.
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Fonte: autoo