Do alto das montanhas da Serra do Roncador, no interior do Mato Grosso, brotam córregos que dão vida a várias cachoeiras de beleza impressionante. Não à toa que a cidade de Barra do Garças, situada bem aos pés da serra, seja conhecida como “paraíso das águas”.
A cerca de 50 km de distância do local, a Estância Favo de Mel oferece acesso a diversas trilhas e poços com águas tão cristalinas que chegam a ganhar uma aparência azulada. Os visitantes também podem apreciar a natureza no Santuário das Araras, um ponto de observação de araras vermelhas em pleno habitat natural.
Na alta temporada, a partir de julho, o local atrai centenas de trilheiros para os passeios pelos cânions e quedas d’água da região. Confira algumas das atrações para visitar por lá.
@trilhas.da.barra 📍Santuário das Araras. Nao tenho palavras pra descrever a magia que existe nesse lugar. Localizado em Barra do Garças Mato Grosso. ℹ️Informações via direct ou pelo watts 66992192119. @Destinos Incríveis ✈️ @A Família Vergilio 🌍✈ @Brazil Travel @Viagens Brasil @Viaje pelo Mundo! @Marcos Vaz @Lugares Inesqueciveis @Pedro Viola @caiotravels #ecoturismo #cachoeiras #santuario #natureza
Santuário das Araras é paraíso de água cristalina
O Santuário das Araras destoa completamente da paisagem semiárida do Cerrado. Situado no município a cerca de 370 km de Goiânia, o nome de “santuário” é fiel ao cenário: trata-se de uma região isolada e repleta de natureza exuberante.
Por isso, o ideal é reservar um dia inteiro para se dedicar ao passeio, durante o qual é possível fotografar a fauna de macacos, tucanos e diversas aves que habitam a região.
O caminho até lá consiste em uma trilha de 12 km de extensão de dificuldade médio-difícil. Sim, a chegada ao paraíso exige passar por algumas provações, como subidas íngremes, travessias de riachos e rochas escorregadias – a companhia de um guia é obrigatória. A recompensa ao fim do trajeto é um belíssimo poço de água azulada em um cenário paradisíaco.
@hugomazetto Santuário das Araras – Serra do Roncador- Barra do Garças – Mato grosso ❤️ Deus é perfeito ❤️❤️❤️
Estância Favo de Mel é opção turística no Mato Grosso
Na Estância Favo de Mel os visitantes encontram sete opções de trilhas para fazer, com custo médio de R$ 260 por pessoa, já que a entrada só é permitida com a contratação do guia de turismo.
Por lá há opção de camping, o que evita deslocamentos até Barra do Garças, que também possui opções de hospedagem, se preferir.
Além do caminho até o Santuário das Araras, a partir da Estância também é possível percorrer a trilha até o Complexo do Bateia, repleto de cachoeiras, e o Cânion do Cipó, com paredões de 20 metros de altura.
Fonte: viagemeturismo