acabou de revelar em sua conta oficial do Twitter/X os que seriam os 10 melhores filmes da história do cinema, segundo seu próprio critério. E entre eles se infiltrou um western de 1948 dirigido por , .
Considerado uma obra-prima do cinema que explora a avareza humana e suas consequências e baseado no romance de B. Traven, o filme narra a história de três homens que, em busca de ouro nas montanhas do México, enfrentam desafios tanto externos quanto internos. O elenco principal inclui , e , entre outros.
Na 21ª edição do Oscar, O Tesouro de Sierra Madre recebeu quatro indicações e ganhou três estatuetas: Melhor diretor (John Huston), Melhor Roteiro Adaptado (John Huston) e Melhor Ator Coadjuvante (Walter Huston). Esta última conquista é das mais notáveis, já que marcou a primeira vez na história do Oscar que um pai e um filho ganharam prêmios pelo mesmo filme.
O filme também foi reconhecido em outros festivais. No Globo de Ouro de 1949, obteve o prêmio de Melhor filme drama e Melhor diretor. Além disso, no BAFTA de 1959, foi indicado a Melhor filme.

Warner Bros.
Uma das anedotas mais interessantes das filmagens é que devido à escassa infraestrutura nas montanhas do México, a equipe de produção teve que enfrentar condições extremas. Também foram construídos cenários improvisados e utilizados atores locais para dar autenticidade às cenas. Além disso, o filme foi um dos primeiros a ser rodado no México, o que trouxe um realismo inédito para a época.
Você pode assistir O Tesouro de Sierra Madre no Oldflix.
Fonte: adorocinema