Localizada a apenas 30 km de Seul, a cidade de Suwon é queridinha dos roteiros que buscam explorar um pouco mais os arredores da capital da Coreia do Sul.
A maior fama do local fica por conta da Fortaleza de Hwaseong, a muralha que cerca a região central que é um Patrimônio da Humanidade da Unesco. Mas uma visita a Suwon, que também é a cidade-sede da gigante de tecnologia Samsung, garante opções bem mais modernas para quem quer passar um dia fazendo um bate-volta fora da capital sul-coreana.
A Fortaleza de Hwaseong
De longe, a muralha que rodeia a parte antiga de Suwon é a atração mais visitada do município – estima-se que a cada ano quase 2 milhões de pessoas passem pela fortaleza, um número maior que a própria população da cidade, que fica em 1,2 milhão de habitantes segundo as últimas estimativas.

Hwaseong foi construída no final do século 18, com a obra sendo concluída em 1796. Além da muralha propriamente dita, a estrutura protege um palácio real – chamado Haenggung – e é atravessada pelo rio Suwoncheon, o principal curso d’água da cidade, que entra por arcos de pedra que estão entre os pontos mais fotografados do complexo. Ao todo, são quase 6 quilômetros de muralhas que chegam a 6 metros de altura protegendo o terreno, com quatro portões de acesso para a área interna, cada um voltado para um dos pontos cardeais.
O objetivo por trás da fortaleza é assunto de debate. De maneira declarada, ela prestava uma homenagem do rei Jeongjo ao seu pai, executado três décadas antes da construção do forte em meio a intrigas palacianas. Mas os historiadores apontam que a gigantesca obra provavelmente era parte de um projeto mais amplo do monarca, que estaria preparando uma transferência da capital do reino de Seul para Suwon. Com a morte de Jeongjo em 1800, apenas quatro anos após a conclusão do forte, o plano nunca avançou como imaginado.

Hwaseong sofreu danos severos durante a fase mais ativa da Guerra da Coreia (1950-1953), que dividiu a península nas repúblicas do Norte e do Sul que existem hoje. Mas, graças à documentação extensa que sobreviveu detalhando os projetos da época da construção, o forte pôde ser restaurado com suas características originais nos anos 1970.
Inovação, biblioteca e toaletes: o que mais ver em Suwon
A parte histórica da cidade rouba a cena, mas Suwon também tem atrações para quem quer vivenciar a parte moderna da Coreia do Sul. Desde sua abertura no começo de 2024, um dos lugares mais instagramáveis da cidade é a filial local da Starfield Library, famosa mescla de biblioteca com livraria que já era bem conhecida pela sua unidade original no bairro de Gangnam, em Seul – a de Suwon não fica devendo em nada para a da capital, e conserva a arquitetura impressionante com vários andares abertos com livros expostos em todas as direções.

Outro ponto alto da cidade é o Samsung Innovation Museum, onde a famosa companhia de eletrônicos sediada na cidade apresenta a história e o futuro das tecnologias que desenvolve por ali.
@nowthis This toilet-shaped museum in Suwon, South Korea is all about, well, toilets. Mr. Toilet House features toilet-themed art and a giant golden poop statue. #toilet #poop #koeran
Já quem busca uma atração bem sui generis vai se divertir com o Mr. Toilet House, um museu inaugurado em 2010 que se dedica a… banheiros, com uma ampla gama de objetos relacionados aos toaletes e sua importância para a sociedade. Também conhecida pelo nome em coreano Haewoojae, essa improvável atração foi construída na casa de um ex-prefeito de Suwon que ficou famoso por investir na melhoria dos banheiros públicos da cidade.
Fonte: viagemeturismo