Turismo

Descubra o charme do Litoral Norte de São Paulo: atrações históricas e tradições caiçaras para explorar

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1



  • O Litoral Norte concentra um patrimônio histórico e cultural que remonta aos primeiros anos da colonização brasileira. Sítios arqueológicos, sambaquis, fortes, igrejas e casarões coloniais ajudam a contar a trajetória da região ao longo dos séculos. Museus e centros culturais complementam esse percurso ao reunir acervos que ampliam o contato com a cultura local.

    *]:pointer-events-auto scroll-mt-[calc(var(–header-height)+min(200px,max(70px,20svh)))]” dir=”auto” tabindex=”-1″ data-turn-id=”request-WEB:81440d0c-c23f-476c-b40e-43bc41626a0d-3″ data-testid=”conversation-turn-4″ data-scroll-anchor=”true” data-turn=”assistant”>

    A possibilidade de conhecer a primeira fortificação brasileira, visitar uma vila inglesa em meio à Mata Atlântica e percorrer rotas de fé ou experiências de Turismo de Base Comunitária traduz o compromisso do Circuito Litoral Norte e de seus cinco municípios com a valorização de um turismo voltado à educação, às tradições, às lendas e aos patrimônios que formam a identidade da região.

    A seguir, veja alguns dos principais atrativos de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, para incluir na sua próxima viagem rumo ao litoral:

    Bertioga

    Bertioga se destaca como polo de memória e cultura. O Forte São João, erguido entre 1550 e 1560, é a primeira fortificação oficial do Brasil. Patrimônio nacional e candidato à Lista Indicativa da Unesco, o espaço abriga o Museu João Ramalho e permite ao público caminhar por um local que foi palco de momentos decisivos para a colonização.

    Siga

    Outro ponto de interesse é a Vila de Itatinga, vilarejo de inspiração inglesa construído em 1910 para abrigar trabalhadores de uma das primeiras usinas hidrelétricas do país. Cercada pelos rios Itatinga e Itapanhaú, a vila preserva construções como a antiga farmácia, a escola e cerca de 70 moradias. Recentemente, visitas monitoradas passaram a ser autorizadas, com acesso por barco e por um histórico bondinho em meio à Serra do Mar.

    Vila de Itatinga, Bertioga
    Vila de Itatinga preserva parte importante da história da região (Denise Calazans/Reprodução)

    Caraguatatuba

    *]:pointer-events-auto scroll-mt-[calc(var(–header-height)+min(200px,max(70px,20svh)))]” dir=”auto” tabindex=”-1″ data-turn-id=”request-WEB:81440d0c-c23f-476c-b40e-43bc41626a0d-4″ data-testid=”conversation-turn-6″ data-scroll-anchor=”true” data-turn=”assistant”>

    Em Caraguatatuba, a devoção religiosa e a preservação da identidade local caminham juntas. Lá, a Rota Santo Antônio é um percurso de fé que leva ao Santuário onde está a relíquia do santo, além do Morro Santo Antônio, de onde se tem vista panorâmica da região. A tradição da subida ao morro é mantida pelos fiéis no dia 13 de cada mês. Já o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) concentra parte importante da memória e da identidade caiçara, com exposições, acervo permanente e ações voltadas à educação patrimonial.

    MACC, Caraguatatuba
    O MACC abriga exposições voltadas à história e à cultura da cidade (Hugo Labanca/Reprodução)

    Ilhabela

    Em Ilhabela, o turismo cultural está ligado à valorização do patrimônio, das tradições caiçaras e da memória local. A Fazenda do Engenho reúne história, cultura e natureza em um único espaço, com casarão de arquitetura preservada, o Museu Afro, canoas tradicionais – entre elas a Canoa Vencedora, conhecida por moradores antigos – e o futuro Museu da Cachaça.

    O centro histórico concentra alguns dos principais marcos da cidade, como a Igreja Matriz, a Antiga Cadeia e Fórum – hoje Museu Náutico – e o Centro Cultural Waldemar Belisário, que abriga exposições dedicadas à Congada e à trajetória do artista que dá nome ao espaço.

    Fazenda Engenho d'Agua, Ilhabela
    A Fazenda do Engenho é uma local histórico, e foi um ponto importante para a produção açucareira (Paulo Stefani/ Sectur Ilhabela/Divulgação)

    São Sebastião

    São Sebastião reúne espaços que ajudam a compreender a formação do município e a diversidade cultural presente no território. O Sítio Arqueológico de São Francisco conserva ruínas e vestígios de ocupações com cerca de 200 anos, permitindo ao visitante conhecer parte da história da região. Já a Aldeia Indígena Guarani do Rio Silveira, localizada no bairro de Boraceia, na Costa Sul, abriga cerca de 150 famílias e preserva o modo de vida guarani. Durante a visitação, é possível acompanhar danças e rituais, experimentar comidas típicas e realizar trilhas, entre outras atividades.

    Aldeia Indígena Guarani do Rio Silveira , Sao Sebastiao
    Durante a visitação, a Aldeia Guarani Rio Silveira oferece atividades ligadas à cultura, à natureza e aos saberes ancestrais (PMB/Divulgação)

    Ubatuba

    Ubatuba é conhecida pelas mais de 100 praias, mas também reúne um conjunto expressivo de patrimônios históricos, manifestações culturais e lendas. Entre os patrimônios históricos tombados estão o Sobradão do Porto e a Igreja Matriz, além das ruínas da Lagoinha e do antigo presídio da Ilha Anchieta.

    O município preserva ainda manifestações como a Festa de São Pedro Pescador e o Fandango Caiçara, além de lendas como a da Sununga e a do Ouro do Corcovado. O turismo local busca fortalecer o Turismo de Base Comunitária, presente em territórios indígenas, quilombolas e caiçaras, promovendo o contato com comunidades que são ricas em vivências, histórias e costumes.

    Sobradao do Porto Ubatuba
    Construção do século 19, o Sobradão do Porto faz parte da memória urbana de Ubatuba (Circuito Litoral Norte/Divulgação)

    Leia tudo sobre o Litoral Norte

     

     

    Fonte: viagemeturismo

    Sobre o autor

    Avatar de Redação

    Redação

    Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.