Cuiabá recebe o 7º Festival da Cerveja Artesanal. Lá, os amantes do mundo cervejeiro vão poder provar mais de 100 estilos de bebidas. A entrada será solidária, com a oferta de 1 kg de alimento não perecível. O evento segue até este sábado (15).

O Festival é realizado no estacionamento de um shopping na Avenida do CPA. Além de degustar as cervejas artesanais de 11 produtoras mato-grossenses, o visitante contará com praça de alimentação, área infantil e apresentação de artistas.
De acordo com o sommelier Elvio Resende, este tipo de evento é sempre bem-vindo, especialmente quando é acessível ao público de maneira diversificada, e isso contribui para o surgimento de novos consumidores de cervejas especiais, porque as pessoas acabam conhecendo o mercado.
“A cerveja artesanal tem contribuído significativamente com a economia local, por meio de datas celebrativas do mundo cervejeiros, inclusive com um calendário de eventos já constituído. É uma cadeia produtiva muito interessante que tem fomentado diversos bares e possibilitado o surgimento de vários negócios em Cuiabá e no Estado”, disse o beer sommelier.
No mundo cervejeiro também cabe mulheres
Muitas vezes, comentemos o erro de imaginar que o mundo cervejeiro e exclusivo para homens, mas não é bem assim. Muitas mulheres estão aderindo não apenas à profissão de sommelier, mas de fabricante também e claro, de degustadora de cerveja.
A história da tecnóloga Gleyci Maria Rodrigues, de apenas 26 anos, é um exemplo. Caiu no mundo das cervejas artesanais por acaso e acabou se profissionalizando no setor.
“Eu estava na faculdade de ciência e tecnologia de alimentos quando fui chamada para uma vaga de estádio em uma fábrica de cerveja artesanal. Com o tempo, surgiu a necessidade de “assumir” a responsabilidade da produção e com isso eu aceitei”, contou ela.
A partir de então, ela começou a participar de testes para ajustar as receitas e foi se interessando cada vez mais pelo assunto.

“Eu costumo dizer que sou uma cervejeira em formação, e estou aprendendo. Tenho muito pouco tempo no meio, quando comparado aos mais profissionais. Atualmente estou fazendo o curso se sommelier de cerveja e posteriormente pretendo me especializar mais”.
Mas, nem tudo são flores e ela enfrenta resistência. Claro que o mercado está mais aberto do que foi um dia, mas ainda tem quem duvide do potencial das mulheres neste ramo.
“O mais complicado é que, por ser mulher e nova, não tem muito apoio dos demais, como normalmente acontece com os homens, com isso meus erros acabam sendo mais perceptíveis, mas eu gosto, isso me desafia a sempre melhorar”.
O público interessado em participar do festival pode chegar a partir das 17h.
“O nosso objetivo é oferecer uma experiência completa em um ambiente organizado e divertido, apresentando o que Mato Grosso tem de melhor, em gastronomia e produção de cervejas artesanais”, explica Paula Scanagatta, uma das organizadoras do evento.
Atrações
O evento terá apresentação da banda cover de Mamonas Assassinas, banda de rock brasileira, com sucessos dos anos 90. Também terá Izafeh e Paula Shaira, que vão interpretar Rita Lee e Elis Regina, e a banda os Imitáveis
Fonte: primeirapagina