Muita gente acredita que o café só “vence” quando chega à data impressa no pacote. Mas, para quem aprecia a bebida, o “vencimento” pode acontecer muito antes, quando o grão começa a perder aroma, sabor e frescor. Isso significa que, mesmo dentro do prazo, aquela xícara pode não ter a mesma qualidade do dia em que foi torrada.
O barista Rubens Vuolo, explica que o café não estraga facilmente, mas perde aroma, frescor e complexidade com o tempo. E isso acontece porque o café é um alimento que passa por muitas transformações químicas após a torra. Com o tempo, ele perde óleos essenciais e compostos aromáticos responsáveis pelo sabor, pela doçura e pela acidez.
O processo é ainda mais rápido quando o café está moído, já que a maior exposição ao ar acelera ainda mais a oxidação. Um café de torra fresca ainda libera gás carbônico (CO₂) durante a extração, formando pequenas bolhas. Se isso não acontecer, é sinal de que ele já está envelhecido”, explica.
A data de validade na embalagem é apenas uma referência, que pode variar entre três e 18 meses, mas não garante frescor. Por isso, vale o teste em casa, quando for coar, observe se saem pequenas bolhas; elas indicam que o café ainda está vivo e aromático.
Não é preciso ser especialista para perceber e saber preparar um bom café. Basta atenção à data da torra, ao armazenamento e ao famoso “teste das bolinhas” na hora de coar. Como lembra o barista Rubens Vuolo, cada gole conta uma história e quanto mais fresco o grão, mais rica e prazerosa ela será.
Confira abaixo algumas dicas para manter o seu café fresco por mais tempo.
5 dicas de barista
- Olhe a data da torra: Não se deixe enganar só pela validade impressa. Café fresco é aquele torrado recentemente, de preferência dentro do último mês.
- Moa na hora: O café começa a perder aroma e sabor logo depois de moído. Triture apenas o que for usar para garantir a explosão de frescor na xícara.
- Guarde com carinho: Use um pote bem fechado, longe da luz, umidade e calor. Isso ajuda a preservar os óleos essenciais e as notas aromáticas.
- Faça o teste das bolinhas : Ao coar, repare se surgem pequenas bolhas na superfície. Elas mostram que o café ainda está liberando CO₂, sinal de frescor. Se não aparecer nada, é sinal de que o grão já está mais envelhecido.
- Confie no seu paladar: Café guardado por muito tempo dificilmente fará mal, mas pode perder aquele sabor que faz você fechar os olhos na primeira goleada.
As dicas do barista para manter o café sempre fresco, foi inspirado por meio do conteúdo “Café vencido”, levada ao ar pela Rádio Centro América FM. Veja no áudio abaixo:
Fonte: primeirapagina