Na fronteira do Brasil com o Paraguai em Mato Grosso do Sul, uma tradição bem diferente marca o início do tríduo pascal – os três dias de preparo dos fiéis para a Páscoa. Famílias dos dois países se unem para fazer quilos e mais quilos de chipa.
A tradição nasceu no Paraguai, onde a população é muita católica. No lado brasileiro não é diferente, por isso, muitas famílias continuam a dedicar a Quinta-feira Santa ao “Chipa Apo”, em português, preparo da chipa.
São as chipas preparadas na quinta-feira que vão alimentar as famílias durante toda a Sexta-feira Santa, um ato que representa penitência e respeito.
Mas a principal pergunta é, qual a receita original da chipa?
Nossa equipe conseguiu a receita diretamente das famílias que se unem todos ao nos para essa tradição de fé e agora, traz aqui no Primeira Página. Prepare os ingredientes!
Ingredientes
- 2 quilos de polvilho azedo
- 500 gramas de queijo ralado
- 100ml de óleo
- 4 colheres de banha de porco
- 10 ovos
- 1 colheres (sopa) de sal
Modo de preparo
Mistura os ovos, sal, a banha e o óleo com as mãos até ficar homogêneo. Depois coloque o queijo ralado e o polvilho.
Com tudo os ingredientes juntos, coloque a massa em uma mesa e se prepare para sovar bastante (sem preguiça), até misturar tudo por completo. Molde e asse em forno bem quente por cerca de meia hora. Prontinho!!
Dica extra
Se tiver como, e você quiser seguir o preparo a risca, a chipa tem que ser assada no tatakúa, que em português significa buraco de fogo. Um forno paraguaio que não tem chaminé e em que a chipa é assada apenas com calor de brasa.
Fonte: primeirapagina