A Zona da Mata Mineira, reconhecida por sua relevância no movimento vanguardista e por sua contribuição ao cinema nacional, é um destino certeiro para explorar a herança cultural e arquitetônica do Brasil. A recém-lançada Rota Caminhos da Zona da Mata, idealizada pelo Grupo Energisa, é uma oportunidade de explorar a região e suas novas atrações, como o Museu Parque Usina Maurício e a Casa da Memória de Leopoldina.
A rota conecta Cataguases, Leopoldina, Piacatuba e Itamarati de Minas em aproximadamente 50 km. O percurso pode ser feito em cerca de duas horas de carro, mas para aproveitar plenamente cada cidade, é recomendado dedicar de um a dois dias.
Itamarati de Minas
A cerca de 330km de Belo Horizonte encontra-se a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Usina Maurício, criada em 1999 para proteger uma área que sofria com a degradação provocada por turismo inadequado e desmatamento.
Hoje, a RPPN preserva 303,75 hectares de Mata Atlântica e abriga espécies raras da fauna brasileira, como a onça-parda e o papagaio-do-peito-roxo. A reserva é um refúgio para quem busca contato com a natureza, com trilhas ecológicas e observação de aves.

Cataguases
Cataguases é o berço do cineasta Humberto Mauro, um dos mais importantes do cinema nacional. Foi lá que ele iniciou sua trajetória cinematográfica, e a cidade permanece como um centro importante para a indústria do cinema. Nos anos 2000, foram criados o Polo Audiovisual de Cataguases, reconhecendo o impacto da cidade na história do cinema brasileiro, e o Memorial Humberto Mauro, que preserva a memória do cineasta.
O Centro Cultural Humberto Mauro promove uma programação cultural diversificada com cursos, exibições e festivais. O centro se consolidou como um polo de produção e formação audiovisual, mantendo viva a tradição cinematográfica da cidade. A visitação é gratuita.

Desde 2010, filmes têm sido rodados no Polo Audiovisual de Cataguases, com destaque para o sucesso Meu Pé de Laranja Lima, que atraiu grandes produtoras para a cidade. Em 2023, Cataguases também passou a abrigar o Animaparque, o maior estúdio-escola de animação da América do Sul.
Cataguases também é referência nacional na arquitetura modernista por abrigar obras icônicas de Oscar Niemeyer, como a Residência Francisco Inácio Peixoto (1940) e o Colégio Cataguases (1949), com paisagismo de Roberto Burle Marx. Há ainda importantes obras de Djanira, Portinari e Jan Zach.
Entre 1927 e 1929, Cataguases foi palco do movimento modernista dos “Verdes”, um grupo de jovens que lançou a Revista Verde, considerada um marco do modernismo no Brasil.

Leopoldina
A vizinha de Cataguases é uma atração à parte. Fundada em homenagem à princesa Leopoldina, filha de D. Pedro II, a cidade possui pontos turísticos como a Catedral de São Sebastião, de estilo românico, e o Museu Espaço dos Anjos, dedicado ao escritor Augusto dos Anjos, natural da região.
O que ver na Rota Caminhos da Zona da Mata
ARQUITETURA MODERNISTA
Residência Francisco Inácio Peixoto (1940) – Projeto de Oscar Niemeyer com paisagismo de Burle Marx, na Rua Major Vieira, 154, Cataguases.
Colégio Cataguases (1949) – Outro projeto icônico de Niemeyer, na Ch Granjaria, Centro, Cataguases.
Obras de Djanira, Portinari e Jan Zach – Espalhadas pela cidade de Cataguases.
Portinari – painel em azulejos intitulado “As Fiandeiras”, na Praça José Inácio Peixoto, no bairro de Vila Tereza, Cataguases.
Jan Zach – esculturas no Hotel Cataguases, Centro.
Djanira – parte frontal externa da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, na Rua Major Vieira, no Centro.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
Catedral de Leopoldina – Considerada patrimônio histórico-cultural da Diocese de Leopoldina, a igreja está localizada na Praça Dom Helvécio, bairro Catedral, em Leopoldina.
Memorial Humberto Mauro – Para conhecer a trajetória do pioneiro do cinema nacional.
Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM) – Espaço de exibição e formação audiovisual, na Rua Cel. Vieira, nº 10, Centro, Cataguases.
Polo Audiovisual de Cataguases – Um dos principais centros de produção cinematográfica do Brasil, na Av. Astolfo Dutra, 70, Centro, Cataguases.
Casa da Memória de Leopoldina – Em processo de revitalização para contar a história da região, na Rua José Péres, 4, Centro, Leopoldina.
Animaparque – Centro cultural e educacional aberto a visitação, na Rua Raul Cisneiros Guedes, 193, Guanabara, Cataguases.
TURISMO ECOLÓGICO
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Usina Maurício – trilhas ecológicas, observação de aves e fauna local, contato com a Mata Atlântica preservada, em Itamarati de Minas.
window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:687,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}
Fonte: viagemeturismo