Turismo

Descubra as Melhores Vinícolas para Visitar em Gramado e Canela

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Serra Gaúcha é um dos polos mais cultuados para a vitivinicultura brasileira. Mas, embora Gramado e sua vizinha Canela sejam muito visitadas pelos turistas, geralmente a fama maior pelos parreirais fica a alguns quilômetros de lá – em regiões como o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Isso não quer dizer que os arredores de Gramado não tenham atrações para os amantes do vinho. Pelo contrário: cada vez mais, vinícolas da região têm se estabelecido também por lá, de olho no público que vem de todas as partes do Brasil.

Por isso, vale conhecer algumas das melhores opções que a cidade oferece em termos de enoturismo.

1. Ravanello

ravanello-gramado
Fachada da vinícola Ravanello (Vinícola Ravanello/Divulgação)

Considerada a primeira vinícola boutique de Gramado, a Ravanello fica em uma localização particularmente privilegiada para atrair olhares de quem vem de fora: bem em frente ao Snowland, o famoso parque com neve artificial.

A Ravanello oferece visitas guiadas que ensinam todo o processo de produção do vinho, das videiras ao envase, concluindo o passeio com uma degustação de cinco rótulos da casa. Também é oferecido suco de uva para menores de 18 anos.

Onde: km 28 da rodovia RS-235, em Gramado.
Quando: visitas de segunda a sexta, às 10h ou às 15h, e aos sábados às 11h ou às 15h30.

Saiba mais no site.

2. Jolimont

jolimont-canela
Paisagens são espetáculo à parte na vinícola em Canela (Jolimont Vinícola/Divulgação)

Situada em Canela, a Jolimont tem uma das visitas guiadas mais tradicionais entre as vinícolas gaúchas. O local oferece a oportunidade de conhecer a produção, inclusive com upgrade para uma experiência premium mais exclusiva, e dá até para reservar o local para fazer um pedido de casamento!

Onde: Estrada Morro Calçado, 1420, em Canela.
Quando: todos os dias, das 9h às 16h30. Visitas por ordem de chegada (no caso da visita premium, há horário fixo: às 10h e às 14h30).

Saiba mais no site.

3. Seganfredo

A 8 km do centro de Gramado, a Seganfredo também se define como uma boutique de vinhos, produzindo anualmente apenas 10 mil garrafas de vinho, 3 mil de espumante e outras 3 mil de suco de uva. O local privilegia a paisagem, que oscila entre os morros e os vales da região, com possibilidade de visitação diariamente.

Onde: Linha Belvedere, 600, em Gramado.
Quando: todos os dias, das 9h às 17h.

Saiba mais no site.

Leia tudo sobre Gramado

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.