O feriadão em Cuiabá promete uma programação com atrações para todos os gostos e idades. Desde show de Zezé di Camargo, Festival de Pamonha, Feira de Artesanato, exposições e mais. Seja para curtir em família durante o dia ou aproveitar a noite com os amigos, o Agendão Cultural do PP traz as melhores opções para você se divertir.
Espertáculo “Paixão de Cristo”
O espetáculo Auto da Paixão de Cristo 2025 já está emocionando o público. A apresentação está sendo realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, nesta sexta-feira (18) e segue até domingo (20), com entrada gratuita.
A produção grandiosa reúne mais de 130 atores e atrizes e conta com a participação do ator Kayky Brito no papel de Jesus Cristo.
Nesta Sexta-Feira Santa (18), o espetáculo terá duas sessões especiais: às 18h30 e 21h. Nos outros dias, as apresentações acontecem às 19h, sempre com entrada gratuita.
Festival da Pamonha
A tradicional 6ª edição do Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens rodovia MT-251, promete agitar a região a partir desta sexta-feira (18). O evento, que celebra a versatilidade do milho na gastronomia local, se estenderá até segunda-feira (21).
O cardápio inclui iguarias como pamonha em diversas versões (inclusive a inusitada pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo), curau cremoso, bolos fofinhos, caldos reconfortantes e o tradicional milho cozido.
Para complementar a experiência gastronômica, o festival oferecerá outras opções como o saboroso caldo de kenga, o autêntico cuscuz pantaneiro, a popular chica doida e acompanhamentos como peixe frito crocante, batata frita, churrasco grego, espetinhos variados, pastéis e o clássico Maria Isabel.
Os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda estrategicamente distribuídos entre barracas da feira e estabelecimentos comerciais localizados às margens da rodovia.
1ª Feira Indígena de Mato Grosso
Neste sábado (19), Dia dos Povos Indígenas, o Museu de História Natural, em Cuiabá, será palco da 1ª Feira Indígena de Mato Grosso. É um evento inédito que promete marcar a história cultural do estado. A proposta da feira é oferecer um espaço de encontro, valorização e resistência das culturas originárias.
Com programação a partir das 8h, o evento reunirá artesãos de diversas etnias, como Mehinako, Karajá, Tapirapé, Paresi, Rikbatsa, Manoki, Nambiquara, Balatiponé, Wuarao, Boe-Bororo e Kura-Bakairi.
O público poderá adquirir peças artesanais únicas, carregadas de história e significado, além de mergulhar na riqueza da gastronomia indígena em um espaço dedicado à venda de comidas tradicionais.
Entre os destaques artísticos, estão as apresentações da cantora Luciana Huni Kuin, do povo Huni Kuin, e do jovem Júnior Enemaré, do povo Balatiponé, que levará ao palco canções em ritmo de lambadão interpretadas em sua língua nativa. Jovens Balatiponé também mostrarão músicas tradicionais, fortalecendo a continuidade cultural entre as gerações.
Musiva
Zezé di Camargo Rústico
Zezé di Camargo, um dos maiores nomes do sertanejo no Brasil, se apresenta em Cuiabá neste sábado (19) para o show “Zezé Rústico”. O show inicia às 21h
Com classificação indicativa de 18 anos, o evento será na Musiva, localizada na Avenida Manoel José de Arruda. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet.
Museu de Arte Sacra – Tour Noturno
Durante o mês de abril, o Museu de Arte Sacra está com uma programação especial, recheada de atividades, incluindo sessões do Tour Noturno, lançado em março para celebrar os 45 anos do Museu de Arte Sacra.
Embora não tenha encontro nesta Sexta-feira Santa (18), no sábado o museu retorna com sessões às 19h e às 20h15. A iniciativa proporciona que cada visitante faça sua versão de uma “Noite no Museu”.
A atração brinca com estórias mal-assombradas e conta com iluminação especial, animação por inteligência artificial, projeções e uma abordagem interativa e inclusiva para todas as idades. Cada sessão tem 25 vagas e a entrada custa R$ 30 (inteira). Os ingressos podem ser adquiridos através deste link.
Localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, o Museu de Arte Sacra é aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.
A exposição permanente é composta pelo acervo remanescente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, e das Igrejas Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Rosário e da Capela de São Benedito.
O Museu abriga também a sala do Santo Papa João Paulo II que contém fotos, vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá, em 1991.
Há ainda o ambiente com mobiliários, pinturas, vestuário e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa, que fez do Seminário Nossa Senhora da Conceição sua casa.
Feira Cuiab’Art
Até o dia 11 de maio, está sendo realizada no Museu do Rio Cuiabá, localizado no antigo Mercado do Peixe, na Orla do Porto, a Feira Cuiab’Art. Com entrada gratuita, a feira possui uma programação extensa, que inclui um espaço kids, valorização das tradições cuiabanas, além de música e gastronomia.
O público pode visitar os expositores, divididos em 30 estandes, de terça a domingo, com horários diferenciados: às terças-feiras, das 9h às 18h, e de quarta a domingo, das 9h às 22h. Com exceção desta Sexta-feira Santa.
A praça de alimentação é um dos principais atrativos, oferecendo delícias da culinária tradicional e variada, como Maria Isabel, panqueca, macarrão na chapa, crepe, pastel, hambúrguer artesanal, churrasquinho e cachorro-quente. Chopp gelado, sucos e água de coco também estão entre as opções disponíveis para os frequentadores.
Os visitantes também podem adquirir peças do artesanato cuiabano a preços acessíveis, produzidas especialmente como lembranças da capital mato-grossense, ideais para presentear familiares e amigos.
O espaço contempla ainda o artesanato regional, com peças indígenas da tribo Umutina Balatipone e demonstrações ao vivo de técnicas tradicionais, como a produção de peças em barro, pintura em camisetas e as admiráveis redes cuiabanas, exportadas para diversos países da Europa.
Também estarão disponíveis no local uma feira de adoção de animais, muita música, karaokê às quartas-feiras e apresentações de dança.
Embora o Museu do Rio e o Aquário Municipal estejam fechados na Sexta-feira Santa (18), eles abrem com entrada gratuita e horários especiais no sábado (19) e domingo (20), das 9h às 21h, e na segunda-feira (21), das 9h às 18h.
Sesc Arsenal
Opções também não irão faltar para a família toda no Sesc Arsenal, que está repleto de atividades gratuitas neste fim de semana; confira abaixo:
Sexta-feira (18)
- Exposição: Dalva de Barros 90 anos – 13:30 às 21:30
- Musica ao Vivo com Wanessa Dias – 18h
Sábado (19)
- Recreação: Brincando no Café da Manhã – 7h30
- Conhecendo o Artesão – 7h30
- Exposição: Dalva de Barros 90 anos – 13h30 às 21h30
- Musica ao Vivo com Ariston Neto – 18h
Domingo (20)
- Sessão Pipoca: Procurando Dory – 17h
- Exposição: Dalva de Barros 90 anos – 13h30 às 21h30
- Musica ao Vivo com Cris Chaves – 18h
Segunda-feira (21)
Sem programação
Exposição: Dalva de Barros 90 anos
A exposição em homenagem à artista Dalva de Barros, que fará 90 anos em 2025, é gratuita e pode ser visitada no Sesc Arsenal das 13h30 às 21h30.
Expoente das artes visuais em Cuiabá, Dalva de Barros inspira a trajetória de diversos artistas renomados e que compõe sua trajetória de ensino e dedicação à arte. A exposição também é tributo à Cuiabá, compondo os festejos em comemoração ao aniversário da cidade.
Fonte: primeirapagina