A programação cultural em Cuiabá e região neste fim de semana promete agradar todos os estilos. O primeiro fim de semana de maio está recheado de opções culturais e de lazer: a programação inclui o Festival da Cerveja Artesanal, o tradicional Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu, o Meeting Paralímpico, exposições e mais.
Confira o Agendão Cultural do PP abaixo.
Encontro de Violeiros
Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, já começa a afinar as cordas da viola nesta sexta-feira (2), para o início do 21º Encontro Nacional de Violeiros, um dos eventos mais queridos da cidade.
A festa começa às 17h30. Com uma programação extensa, divida em dois dias, o evento está imperdível e segue até a madrugada, com atrações que representam o melhor da música de raiz: desde artistas consagrados até jovens talentos.
Quem quiser aproveitar não precisa se preocupar com o transporte, vai ter ônibus gratuito saindo de vários pontos para levar o público até o Parque de Exposições. O evento encerra no sábado (3).
A entrada é solidária e opcional. Quem quiser pode levar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal) e dentro do prazo de validade. Este ano tem novidade boa para o público: o transporte será gratuito, com ônibus circulando por diferentes pontos da cidade para facilitar o acesso ao evento.
Festival da Cerveja Artesanal
O Festival da Cerveja Artesanal está de volta a Cuiabá e promete movimentar o feriado com muita música, sabores e diversão.
O evento começou 30 de abril e segue até este sábado (3), sempre das 17h às 23h, no estacionamento de um shopping da capital, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como Avenida do CPA, com entrada gratuita para todos os públicos.
Durante os quatro dias de programação, o público poderá aproveitar uma ampla variedade de cervejas artesanais, produzidas por cervejarias locais e regionais, além de curtir shows ao vivo com artistas convidados e uma praça de gastronomia diversificada, com opções para todos os gostos.
O festival tem como proposta oferecer diversão e conexão em um só rolê, reunindo amigos, famílias e apreciadores da boa cerveja em um ambiente descontraído e seguro.
Meeting Paralímpico
Mato Grosso sedia neste sábado (3), a partir das 8h, o Meeting Paralímpico, que abrange competições de atletas com deficiência do alto rendimento e da iniciação esportiva.
Idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento terá provas de atletismo e natação. As atividades ficarão concentradas no Centro Olímpico de Treinamento (COT) e na Piscina da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá.
Haverá disputas com atletas de alto rendimento e também competições escolares, que servem como seletivas para a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.
A programação contempla também as Paralimpíadas Universitárias, as Paralimpíadas Militares e as disputas Intercentros, estas últimas voltadas para crianças de 7 a 10 anos, dos Centros de Referência Paralímpicos no Estado. Ao todo, 140 esportistas se inscreveram para o evento.
Projeto no Coração de Cuiabá
A programação do projeto No Coração de Cuiabá, que leva arte, cultura e turismo ao Centro Histórico da capital, continua neste final de semana.
No sábado (2) e no domingo (3), se apresentam Lucianinho dos Teclados, Piano Gente, grupo Flor Atalaia, Fernando Rasqueia, Binho Pereira, Lambadeiros de Elite, Geandro Moura, Pretta Janna, Anselmo Parabá, Duo Clarear, Alice Oliveira, Sasmina e entre outros.
As apresentações ocorrem na praça Alencastro e na Escadaria Beco do Alto nos respectivos dias. Confira a programação completa abaixo.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto Cordemato. O objetivo é fomentar o turismo cultural, valorizar a identidade local, fortalecer a economia criativa e reocupar os espaços urbanos da cidade com intervenções culturais.
3 de maio (sábado) – Praça Alencastro
- 9h: Lucianinho dos Teclados / Piano Gente
- 10h: Flor Atalaia
- 11h: Fernando B Rasqueia
- 13h: Binho Pereira
- 14h: Lambadeiros de Elite
- 15h: Geandro Moura
- 16h: Pretta Janna
4 de maio (domingo) – Escadaria Beco do Alto
- 9h: Anselmo Parabá
- 10h: Duo Clarear / Alice Oliveira
- 11h: Sasmina
- 13h: Festival Brasa
- 14h: Sepia Azul
- 15h: Danilo Bareiro / Rafael Cerigato
- 16h: Banda do Seu Pedro / Priscila Freitas
Museu de Arte Sacra
A exposição permanente do Museu de Arte Sacra é composta pelo acervo remanescente da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, e das Igrejas Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Rosário e da Capela de São Benedito.
Localizado na Praça do Seminário, bairro Dom Aquino, o Museu de Arte Sacra é aberto para visitação de quarta-feira a domingo, das 9h às 18h.
O Museu abriga também a sala do Santo Papa João Paulo II que contém fotos, vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá, em 1991.
Há ainda o ambiente com mobiliários, pinturas, vestuário e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa, que fez do Seminário Nossa Senhora da Conceição sua casa.
Feira Cuiab’Art
Até o dia 11 de maio, está sendo realizada no Museu do Rio Cuiabá, localizado no antigo Mercado do Peixe, na Orla do Porto, a Feira Cuiab’Art. Com entrada gratuita, a feira possui uma programação extensa, que inclui um espaço kids, valorização das tradições cuiabanas, além de música e gastronomia.
O público pode visitar os expositores, divididos em 30 estandes, de terça a domingo, com horários diferenciados: às terças-feiras, das 9h às 18h, e de quarta a domingo, das 9h às 22h.
A praça de alimentação é um dos principais atrativos, oferecendo delícias da culinária tradicional e variada, como Maria Isabel, panqueca, macarrão na chapa, crepe, pastel, hambúrguer artesanal, churrasquinho e cachorro-quente. Chopp gelado, sucos e água de coco também estão entre as opções disponíveis para os frequentadores.
Os visitantes também podem adquirir peças do artesanato cuiabano a preços acessíveis, produzidas especialmente como lembranças da capital mato-grossense, ideais para presentear familiares e amigos.
O espaço contempla ainda o artesanato regional, com peças indígenas da tribo Umutina Balatipone e demonstrações ao vivo de técnicas tradicionais, como a produção de peças em barro, pintura em camisetas e as admiráveis redes cuiabanas, exportadas para diversos países da Europa.
Também estarão disponíveis no local uma feira de adoção de animais, muita música, karaokê às quartas-feiras e apresentações de dança.
Durante o período do evento, o Aquário Municipal funciona em horário estendido, até as 22h.
Sesc Arsenal
Opções também não irão faltar para a família toda no Sesc Arsenal, que está repleto de atividades gratuitas neste fim de semana; confira abaixo:
Sexta-feira (2)
- Recreação: Brincando no Espaço Recreativo – 14:30
- Recreação: Brincando no Jardim – 17:30
- Exposição: Dalva de Barros 90 anos – 13:30 às 21:30
- Musica ao Vivo com Carol Brand – 18h
Sábado (3)
- Café da Manhã – 7h30
- Recreação: Brincando no Café da Manhã – 7h30
- Recreação: Brincando no Espaço Recreativo – 14:30
- Recreação: Oficina Criativa – 14:30
- Recreação: Brincando no Jardim – 17:30
- Exposição: Dalva de Barros 90 anos – 13h30 às 21h30
Domingo (4)
- Recreação: Brincando no Espaço Recreativo – 15h
- Sessão Pipoca: Amigos Alienígenas – 17h
- Recreação: Brincando no Jardim – 17h30
- Exposição: Dalva de Barros 90 anos – 13h30 às 21h30
- Musica ao Vivo com Luth Peixoto – 18h
Exposições
Dalva de Barros 90 anos
A exposição em homenagem à artista Dalva de Barros, que fará 90 anos em 2025, é gratuita e pode ser visitada no Sesc Arsenal das 13h30 às 21h30.
Expoente das artes visuais em Cuiabá, Dalva de Barros inspira a trajetória de diversos artistas renomados e que compõe sua trajetória de ensino e dedicação à arte. A exposição também é tributo à Cuiabá, compondo os festejos em comemoração ao aniversário da cidade.
Mundos Sobrepostos
Com entrada gratuita, a Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá, recebe a exposição “Mundos Sobrepostos”, que une interatividade e muralismo total criado por traços fluidos e cores vibrantes do artista Luis Badaró.
A mostra fica aberta ao público de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h, até 10 de setembro. O espaço está localizado na Avenida José Monteiro de Figueiredo, no Bairro Duque de Caxias.
Badaró transformou a Galeria em uma obra de arte viva, com todas as paredes pintadas em camadas de dimensões sobrepostas de criaturas e elementos surreais. Cada canto da galeria faz parte de um grande mosaico interligado.
Fonte: primeirapagina