Ouro Preto sedia um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e em 2025 a cidade celebra os 50 anos do bloco O Balanço da Cobra, um dos mais tradicionais da cidade. Criado em 1975, a agremiação se tornou um símbolo da folia local, com suas marchinhas irreverentes e sátiras sociais. Este ano, sua trajetória será o tema principal da festa, homenageando meio século de tradição, alegria e muita história, com um desfile que promete resgatar a essência e a energia do bloco que conquistou gerações de foliões. A festa teve início no sábado, 1 de fevereiro, com o lançamento da camisa do bloco e as apresentações musicais do DJ Pátrida e do grupo Candonguêro, na Praça Tiradentes.
Ver essa foto no Instagram
A cidade tem basicamente duas cenas carnavalescas: os blocos de rua e as festas universitárias. Veja a seguir o que esperar de cada uma delas – e também como escapar de toda agitação caso prefira um clima de descanso.
Bloquinhos de rua
Para quem gosta de ver a banda passar e andar atrás dos bloquinhos, a cidade tem um cardápio variado. São blocos tradicionais, blocos novos e blocos que estão retornando às atividades após muitos anos. Veja a seguir alguns dos blocos mais tradicionais para ficar de olho em 2025:
Bandalheira Folclórica Ouro-Pretana: descendo e subindo as ladeiras há 52 anos, a Bandalheira é um dos blocos mais tradicionais e caricatos da cidade. O grupo faz a sua concentração na Rua Cônego Simões, também conhecida como Ponte Seca, no bairro Rosário. Vestidos de calça preta, camisa branca, um papel higiênico na cintura e um penico na cabeça, a Bandalheira desfila pelas ruas de Ouro Preto em passo rápido e contagiante, ao som de instrumentos desafinados.
Ver essa foto no Instagram
Bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios: agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, com 158 anos de história, o Zé Pereira do Club dos Lacaios é conhecido pela batucada simples, mas contagiante, além dos chamados catitões, bonecos de quase três metros de altura que representam personagens importantes da história de Ouro Preto. O Zé Pereira também possui uma variação para crianças, o Zé Pereira Mirim, que é uma fofura! Os pequenos também se divertem e desfilam pelas ladeiras do Centro Histórico.
Bloco Charanga de Lata: criado por funcionários aposentados da antiga fábrica de alumínio que tinha sede em Ouro Preto, o Charanga de Lata tem uma sonoridade característica que é produzida por instrumentos confeccionados com latas pelos próprios componentes do bloco, que tem como mascote o sorridente Gambá Gigante.

O Balanço da Cobra: bloco caricato que desfila na segunda-feira de Carnaval, a agremiação surgiu em 1975, durante uma conversa descontraída no Bar do Adilson, no bairro Cabeças, em Ouro Preto, entre as professoras Maria Aparecida Zurlo (Cida) e Maria das Graças Rigueira Alvares, o músico Daniel D’Olivier e César e Sandra Mendonça. Desde então, o bloco cresceu e se tornou um dos maiores símbolos do Carnaval de Ouro Preto. Ao longo dos anos, o Balanço da Cobra se consolidou como um bloco irreverente, conhecido por suas marchinhas e por trazer críticas sociais com muito humor. Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto vai prestar uma homenagem a essa história de 50 anos, celebrando a importância do Balanço da Cobra na cultura local e na preservação das tradições carnavalescas da cidade.
Além dos blocos caricatos, a cidade também possui tradição nos desfiles das Escolas de Samba. A Praça Tiradentes se transforma em um grande sambódromo com a apresentação de oito agremiações da cidade, cada uma com sua história, seus adereços e muita torcida. Os desfiles acontecem no domingo e na segunda-feira de Carnaval.

Só a Universidade Federal de Ouro Preto tem mais de 50 repúblicas estudantis espalhadas pela cidade e a ferveção é garantida. Muitas organizam festas de arromba e também shows. Neste ano, o Carnaval Surreal irá trazer à cidade nomes como Felipe Amorim, KVSH, Mc Daniel, Filipe Ret, MC Hariel, Akatu, Jamil e Uma Noites, Mc Rick, Matuê, Mumuzinho e muito mais.

A Liga dos Blocos que organiza o Carnaval Surreal foi criada em 2005 pela união do Bloco do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado. Este ano, a festa volta a acontecer no Espaço Folia que é montado no estacionamento do Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no bairro Pilar, Centro Histórico. O passaporte para os quatro dias de folia custa R$ 1080, saiba mais.
Além do Carnaval da Liga dos Blocos, algumas repúblicas realizam as próprias festas, como a Partenon, a Aquarius e a Nau Sem Rumo.
Ver essa foto no Instagram
Vilas e cachoeiras
Ouro Preto também possui opções para aqueles que querem fugir da folia e procuram um lugar mais tranquilo. O município é composto por 12 distritos e alguns subdistritos que possuem opções de pousadas, hotéis, restaurantes e são a cara do interior de Minas Gerais.
O mais famoso deles, Lavras Novas, localizado a cerca de 19 km de Ouro Preto, é conhecido pela vila charmosa que possui. Tem ótimas opções de pousadas, cachoeiras, restaurantes, além do subdistrito da Chapada, que é um lugar com tranquilidade garantida.
Ver essa foto no Instagram
São Bartolomeu é um distrito muito conhecido como a terra dos doces artesanais, tradição que possui registro como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto, desde 2008. Veja neste link mais detalhes sobre os distritos de Ouro Preto.
Fonte: viagemeturismo