Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra a História e a Grandiosidade da Muralha da China: Um Passeio Imperdível!

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na série Grandes Monumentos, o quadro O Som da Viagem, da Rádio Centro América FM, te convida a embarcar em uma jornada inesquecível por um dos mais impressionantes símbolos da humanidade: a grande Muralha da China.

Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo, a muralha é a maior obra já construída pelo ser humano. Para se ter uma ideia da sua grandiosidade, foram necessários cinco anos de pesquisas para mapear toda a sua extensão: mais de 21 mil quilômetros. Isso equivale a nada menos do que cinco vezes a distância entre o Norte e o Sul do Brasil.

Erguida com o objetivo de proteger o império chinês contra invasões, especialmente dos mongóis, e controlar o comércio ao longo da Rota da Seda, a muralha hoje é um destino turístico imperdível — e acessível.

Entre as cerca de 20 seções abertas à visitação, uma das mais recomendadas é Mutianyu, localizada a apenas 70 km de Pequim. Com infraestrutura moderna, o local oferece fácil acesso por teleféricos que comportam até quatro pessoas, proporcionando uma vista panorâmica antes mesmo de chegar à muralha.

O trecho de Mutianyu tem aproximadamente 2,5 km e conta com 23 torres de controle, oferecendo um passeio seguro — inclusive para famílias com crianças. A muralha abre por volta das 7h e pode ser visitada até às 18h30, dependendo da estação do ano.

Vale lembrar que o percurso exige preparo físico: há subidas íngremes, longas escadas e o acesso às torres pode ser um desafio para quem tem alguma limitação de mobilidade. Ainda assim, o esforço é recompensado com vistas deslumbrantes e a oportunidade de caminhar por um dos maiores patrimônios culturais do planeta.

Qual a melhor época para visitar? A resposta é simples: qualquer uma. O outono, em outubro, e a primavera, em abril, oferecem temperaturas amenas e paisagens coloridas. Já o inverno, em janeiro, revela a muralha sob a neve, criando um cenário mágico. No verão, em julho, prepare-se para chuvas frequentes.

Caminhar pela Muralha da China é muito mais do que um passeio — é um mergulho em séculos de história, cultura e engenharia. E, claro, uma chance única de registrar fotos incríveis para eternizar esse momento.

No áudio abaixo, Aureo Rigoni e Délia Andressa te convidam a conhecer este atrativo tão famoso:

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.