Turismo

Descubra 5 motivos para visitar Natal durante a Festa da Padroeira

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

Procissões, passeios de barco, terços caminhantes… e muita fé. Em novembro, os moradores de Natal renovam sua devoção à Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital do Rio Grande do Norte. Dia 21 de novembro – data dedicada à santa e feriado municipal –, é o ponto culminante de uma grandiosa festa que começa dez dias antes, ou seja, no dia 11 de novembro. O período é perfeito para os visitantes que gostam de explorar um destino de forma original, mergulhando nas tradições locais e fugindo dos habituais pontos turísticos.

Esse ano, o município festejará a 272ª edição do evento, que terá como tema “Mãe da Apresentação: Rainha da paz, do amor e do perdão”. As atividades serão realizadas na Catedral Metropolitana de Natal e na Igreja Matriz da Apresentação, com missas, novenário, procissões, feirinha e eventos culturais. Entre os destaques estão a 4ª Corrida da Padroeira (5 km) e o Angelus Potengi, passeio de barco que refaz o trajeto da descoberta da imagem da santa. Os festejos reúnem milhares de fiéis e turistas e marcam o início do período natalino da cidade.

De acordo com a Arquidiocese de Natal, a tradição oral a respeito da celebração a Nossa Senhora da Apresentação começou na manhã de 21 de novembro de 1753, quando pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi um caixote com a imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. Avisado sobre a descoberta, o vigário da paróquia conduziu o objeto para a Matriz, reconhecendo que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Porém, como 21 de novembro é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram o nome de Nossa Senhora da Apresentação à imagem.

Veja, a seguir, cinco lugares ou motivos imperdíveis para visitar Natal durante a Festa de Nossa Senhora da Apresentação:

A igreja foi cenário de momentos marcantes da história religiosa do estado
A Matriz de Nossa Senhora da Apresentação foi cenário de momentos marcantes da história religiosa do estado (Marcos Elias de Oliveira Júnior/Wikimedia Commons)

1. Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

A igreja em estilo barroco localizada na Praça André de Albuquerque é mais conhecida como Catedral Antiga ou Sé Antiga. Trata-se da primeira construída no estado do Rio Grande do Norte, em 1599. Foi erguida em forma de pequena capela para a missão de fundação de Natal.

2. Catedral de Nossa Senhora da Apresentação

É famosa por ter um estilo de construção com linhas ascendentes na forma trapezoidal bastante peculiar. Além disso, no subsolo, debaixo do altar principal, encontra-se a Cripta da Catedral, inaugurada pelo Papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991.

3. Missas e novenas

Ao longo de 10 dias de evento em homenagem à padroeira de Natal, serão realizadas missas e novenas em diferentes horários, pela manhã, à tarde e à noite, tanto na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação quanto na Catedral. À noite, a partir das 20h30, depois de participar de uma delas, a sugestão é explorar os arredores e saborear os quitutes vendidos nas quermesses.

4. Passeio de barco e Santo Terço Caminhante

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro, a dica é participar do Angelus Potengi, às 15h. Trata-se de um passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, que revive o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação. No dia 20 de novembro, às 6h, não perca o Santo Terço Caminhante, procissão pelas ruas de Natal que sai da Igreja do Rosário dos Pretos e segue até a Antiga Catedral, onde será realizada a Santa Missa, com a presidência do arcebispo Dom João Santos Cardoso.

Natal revela um lado histórico vibrante, pronto para ser explorado com calma e curiosidade
Vista aérea que pega tb o encontro do mar com o Rio PotengiVista área de Natal mostra encontro do mar com o Rio Potengi (Arteiras Comunicação/Divulgação)

5. Dia 21 de novembro, o ponto alto

O ponto alto da celebração pelo Dia de Nossa Senhora da Apresentação é o último. O evento começa com a Salva da Meia-noite e o início da Vigília da Apresentação na Matriz. Às 3h30, sai a procissão fluvial (a partir do Iate Club pelo Rio Potengi). Na sequência, às 5h, começa a Santa Missa festiva da alvorada, na Pedra do Rosário, seguida de outras missas. O encerramento é às 18h, com a Santa Missa de encerramento e show pirotécnico.

Onde ficar

Ao finalizar os passeios, uma sugestão é descansar no hotel à beira-mar Vogal Luxury Beach Hotel & Spa, que fica na Praia de Ponta Negra, com spa L’Occitane, cinco piscinas e serviço de praia. Há dois restaurantes, o Le Château, de gastronomia francesa e ambiente mais intimista, e o Terraço, de cozinha contemporânea.

Leia tudo sobre Natal

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.