O deputado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, está internado em São Paulo, desde sexta-feira (12). Ele foi submetido a uma cirurgia para retirada de cálculos renais, segundo nota divulgada à imprensa.
![Vander 2025 word2](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/01/16153406/vander.jpg)
Segundo as informações prestadas, Vander estava em Campo Grande quando sentiu fortes dores no corpo. Procurou auxílio médico, fez exames e foram detectadas pedras nos rins.
“Ao consultar um amigo médico de São Paulo, que acompanha seu quadro de saúde, foi orientado a ir procurá-lo na capital paulista para a realização de mais exames. Chegou no sábado e, após exames complementares, foi submetido a um procedimento cirúrgico para a retirada das pedras”.
Nota enviada por Vander Loubet
De acordo com as nota à imprensa, o parlamentar amanheceu bem neste domingo (15) e segue em recuperação. Não foi informada a unidade hospitalar em que o político está.
Vander Loubet completa 60 anos no próximo dia 22. Ele é deputado federal desde 2003, portanto está no sexto mandato.
Pedra no rim
Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas pode também provocar dor muito forte que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal. É uma dor que se manifesta em cólicas, isto é, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos e requerem atendimento médico-hospitalar.
Site do médico Drauzio Varela
Fonte: primeirapagina