O recente anúncio da CAOA Hyundai de que o Palisade está nos planos da empresa para o mercado brasileiro deixou claro uma movimentação, também envolvendo outras empresas, que promete ganhar força no país.
Estamos falando da chegada dos SUVs full-size ao Brasil, no caso modelos tipicamente norte-americanos.
Além do Hyundai Palisade, vale lembrar que a Jeep havia anunciado, em 2021, sua intenção de importar ao Brasil o Grand Cherokee L, concorrente do Hyundai em mercados como os EUA.
A movimentação é interessante e pega carona na ótima aceitação que picapes grandes, como a Ram 1500 e a Ford F-150, estão encontrando no Brasil, o que denota até um certo amadurecimento do mercado. Não por acaso, a Chevrolet vai reforçar o segmento com a importação da Silverado no fim deste ano.
Assim como ocorre com as picapes de grande porte, modelos como o Hyundai Palisade e o Jeep Grand Cherokee passam dos 5 metros de comprimento e contam até com configurações internas para 8 passageiros, dependendo do modelo.

Além do tamanho, os SUVs em questão primam pelo acabamento premium e a presença de motores de maior deslocamento, com unidades V6 ou V8, além de novas opções eletrificadas.
Tomando como referência os valores já praticados para a Ram 1500 e a Ford F-150 no Brasil, é possível estimar que os SUVs full-size transitem em uma faixa de preço na casa de R$ 500 mil ou até mais acima dependendo do catálogo.

Além das movimentações já conhecidas de Jeep e CAOA Hyundai, não temos conhecimento de outras empresas que flertam com a categoria em um horizonte de curto prazo, apesar de marcas como Ford e Chevrolet naturalmente contarem com produtos do segmento em seu país de origem, no caso o Expedition e o Tahoe, respectivamente.
Entre as opções com propulsão alternativa, é importante lembrarmos que a GWM tem confirmada para o Brasil a marca Tank, a qual investe em SUVs com maior vocação off-road e acabamento premium, tendo diversos produtos de grande porte na China.

A Kia, por sua vez, deve importar ao Brasil o recém-apresentado EV9, modelo que será o SUV full-size da marca com propulsão puramente elétrica.
Vale salientar que o Hyundai Palisade híbrido está nos planos para nosso mercado, juntando-se ao portfólio local da marca talvez em 2025.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fonte: autoo