Notícias

Curso Gratuito: Inscrições Abertas – Educação em Patrimônio Cultural

Grupo do Whatsapp Cuiabá
Inscrições abertas para curso gratuito de educação em patrimônio cultural -

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de educação patrimonial “Conhecer para Preservar”, que será oferecido entre os dias 6 de fevereiro e 10 de abril deste ano, em formato híbrido (presencial e virtual). Com carga horária total de 110 horas e certificação, a formação tem foco educativo no campo do patrimônio cultural. 

A capacitação é uma das atividades previstas no edital “Ações Formativas em Patrimônio Histórico e Museológico”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). As atividades serão executadas pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação Cultural, que foi selecionada no edital.

Ao todo, são 160 vagas disponíveis, direcionadas, preferencialmente, para profissionais de museus e espaços culturais, professores, estudantes, gestores e agentes culturais e comunitários.

Para a modalidade presencial são ofertadas 40 vagas. As outras 120 vagas são para aulas em ambiente virtual, no modelo de Educação à Distância (EaD).

Entre as vagas da modalidade presencial, o curso oferece 20 bolsas com ajuda de custo destinadas exclusivamente a participantes residentes no interior de Mato Grosso, com exceção dos municípios da Baixada Cuiabana. As diárias têm como finalidade custear despesas de deslocamento, alimentação e permanência durante os encontros presenciais realizados em Cuiabá. 

A programação contempla aulas teóricas e práticas, visitas técnicas, atividades de campo e elaboração de trabalho final. Entre os temas a serem abordados estão educação patrimonial, museologia, memória social, políticas públicas de cultura, diversidade cultural e patrimônio histórico.

De acordo com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araujo, o curso vai qualificar os participantes para atuar na preservação, valorização e mediação do patrimônio material e imaterial. 

“O curso visa preparar uma geração de mato-grossenses capazes de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural do Estado, multiplicando este conhecimento para as gerações futuras, o que irá colaborar sobremaneira com a preservação dos bens tombados e registrados da nossa região”, explica Robinson.   

Inscrições e processo seletivo 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 24 de janeiro, exclusivamente por meio de formulário online (link aqui).

O processo seletivo observará critérios técnicos, territoriais e de ações afirmativas. Mais informações sobre os critérios, bem como do projeto pedagógico, estão disponíveis no edital do curso (veja aqui).

Fonte: mt.gov.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.