A Polícia Militar de Mato Grosso iniciou nesta quinta-feira (31) a 11ª edição do Curso de Policiamento Montado (CPMon), em Sinop. A formação tem como objetivo qualificar policiais militares para atuarem nas unidades de Cavalaria do Estado.
Com duração de oito semanas, o curso reúne 26 alunos de diferentes regiões. Os participantes receberão instruções em equitação, comportamento equino, controle de distúrbios civis, patrulhamento, abordagens e uso de armamentos. Ao final, estarão aptos a integrar a futura unidade da Cavalaria que será implantada no município, vinculada ao 3º Comando Regional da PM.
Durante a cerimônia de abertura do curso, o Comando Regional de Sinop também recebeu nove motocicletas BMW-850 entregues pelo Governo do Estado. Os veículos serão utilizados pelas companhias de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) e Força Tática no patrulhamento da região.
O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, enfatizou a importância da capacitação contínua para garantir eficiência no combate ao crime. Segundo ele, o investimento em formação é parte essencial do compromisso governamental com a segurança pública.
Já o tenente-coronel Edylson Pintel, comandante do 3º Comando Regional, destacou que a chegada das motocicletas e a nova unidade de Cavalaria representam um reforço direto à atuação policial em Sinop e entorno, com foco em tolerância zero à criminalidade.
Fonte: cenariomt