A Prefeitura de Cuiabá apresentou um balanço robusto das ações de fiscalização realizadas ao longo de 2025, contabilizando mais de 15 grandes operações integradas. O balanço revela que a gestão municipal processou 2.114 denúncias, otimizadas pela implementação do sistema Web Denúncias, que reduziu o tempo de resposta e permitiu que a população acompanhasse o andamento das demandas de forma digital.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), as frentes de trabalho abrangeram desde a segurança pública até a saúde e o ordenamento urbano. A “Operação Retomada”, na Orla do Porto, e a “Fiscaliza e Cuida”, voltada para terrenos baldios e piscinas abandonadas, foram fundamentais para combater focos de doenças e a insalubridade. O combate ao descarte irregular de veículos em ferros-velhos e a fiscalização de oficinas também garantiram maior fluidez e limpeza em bairros como Porto e Pedra 90.
A poluição sonora e o comércio irregular também estiveram na mira das equipes. As operações “Ordem Sonora” e “Volume Legal” responderam a mais de 340 denúncias de perturbação do sossego, enquanto a “Operação Ambulantes em Ordem” reorganizou o comércio informal no Centro Histórico, liberando calçadas da Rua 13 de Junho e realocando vendedores para espaços adequados. No setor de alimentos, uma ação integrada resultou na apreensão de mais de duas toneladas de pescado irregular e na interdição de peixarias clandestinas nos bairros Centro América e Praeirinho.
O balanço encerra destacando a diversidade das frentes de atuação, que incluíram desde o resgate de animais em canis clandestinos até a retirada de fios abandonados em postes com a “Operação Telefone sem Fio”. Para a gestão, o resultado de 2025 consolida uma cultura de fiscalização preventiva e rigorosa, unindo diferentes órgãos para garantir que Cuiabá cresça com ordem, segurança e respeito às normas sanitárias e ambientais.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






