Em resposta a uma antiga reivindicação de moradores e ao alto índice de acidentes, a Prefeitura de Cuiabá, sob a liderança do prefeito Abilio Brunini e da vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana (Semob), coronel Vânia Rosa, definiu as intervenções para aumentar a segurança na Avenida Parque do Barbado. A vistoria ocorreu nesta quarta-feira (2), e os trabalhos devem começar ainda esta semana.
A Avenida Parque do Barbado, que serve como uma via de alto fluxo conectando diferentes regiões da cidade, especialmente ao sul de Cuiabá, acabou criando um ponto crítico de travessia para os moradores dos bairros Renascer, Jardim Leblon e Pedregal. O prefeito Abilio Brunini explicou que a via divide comunidades cujos serviços essenciais, como saúde e educação, estão interligados.
“Isso força uma travessia de pedestre muito constante, principalmente de crianças e idosos que têm que transitar para os Centros Comunitários e de saúde ou as comunidades escolares. Com isso, traz risco à vida dessas pessoas”, afirmou.
A decisão de agir veio após manifestações da população, motivadas pela perda de vidas e a crescente preocupação com a segurança. Moradores como o comerciante Ivonaldo Gomes Mendes e Joari Barbosa, do bairro Renascer, relataram a frequência de acidentes e a desobediência dos motoristas às faixas de pedestres existentes. “Acidentes com motos acontecem direto. Se param para dar passagem na faixa, o motorista derruba batendo na traseira. Precisa de faixa elevada, vai melhorar”, defendeu Mendes.
Soluções imediatas e pedido de atenção dos motoristas
Para solucionar o problema, a avenida receberá quatro novas faixas de pedestre, faixas elevadas e redutores de velocidade. Uma das faixas elevadas será instalada na entrada da via, vindo da Avenida das Torres, para corrigir “culturas equivocadas” no uso de rotatórias que têm gerado acidentes.
O prefeito destacou que a prioridade é garantir a segurança de ciclistas, pedestres e motoristas. Ele também ouviu apontamentos dos moradores sobre a iluminação pública, prometendo dialogar com o Governo do Estado – responsável pela construção da avenida – para viabilizar melhorias.
Ao final, Abilio Brunini fez um apelo aos motoristas, reforçando a importância do uso correto das rotatórias e da educação no trânsito. “A faixa da direita é preferencialmente para virar à direita. Não é para pegar a faixa da direita de uma via de abaulamento para seguir reto dentro de uma rotatória. E o mesmo para a faixa da esquerda para acessar a rotatória. Não dá para você pegar a faixa da esquerda de acesso a uma rotatória e cruzar sobre a faixa da direita para ter acesso. Essas culturas de uso de uma rotatória é uma falha cultural, é uma falha da educação do trânsito que vem se arrastando há muito tempo. Mas acredito que com uma boa educação de trânsito, com a conscientização da população, a gente vai avançar”, explicou.
A coronel Vânia Rosa reforçou as campanhas e palestras educativas da Semob, pedindo paciência e prudência aos motoristas, especialmente com as obras em andamento na cidade. “É importante o motorista se atentar ao uso das rotatórias. A cidade já está bastante movimentada, com transtorno nas vias, mas tudo em prol de razão maior, de melhorias. Saem um pouquinho antes, observa mais, tenha mais prudência, dirija para você e para o outro. O trânsito não é só pra condutor de veículo, é também para o pedestre. Seja gentil, tenha um pouco de empatia. Desacelere a mente para desacelerar as demais atribuições que são tão cobradas da vida social. O bem maior é a vida”, finalizou.
O vereador Marcrean Santos esteve presente na vistoria e agradeceu a agilidade do Executivo em atender a demanda.
Fonte: cenariomt