A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá realizou, na semana passada, mais uma reuniĂŁo com o Sindicato das IndĂşstrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), visando ao estreitamento das relações institucionais. Desde o inĂcio da gestĂŁo, este Ă© o quarto encontro com o setor da construção civil, para promover a troca de ideias, sugestões e apontamentos para alinhar decisões e melhorar os serviços prestados pelo municĂpio.
Na oportunidade, o secretário da Smurb, JosĂ© Afonso Portocarrero, comunicou que o prefeito Abilio Brunini, sensĂvel Ă pauta, autorizou a contratação de 20 novos engenheiros/arquitetos para atuarem na análise de projetos, o que garantirá mais agilidade na liberação dos alvarás de obras e de outros documentos emitidos pela Secretaria. A iniciativa atende a pedidos do setor, que buscava esse entendimento.
AlĂ©m das contratações, Portocarrero pontuou melhorias que serĂŁo implementadas na estrutura do ambiente de trabalho da Secretaria, alĂ©m da criação de grupos especĂficos para análise, com foco especial nos grandes empreendimentos.
“Temos conversado com certa frequência com o Sinduscon porque entendemos que temos objetivos em comum, que é o desenvolvimento da cidade. E o desenvolvimento compreende celeridade, e tudo envolve o Meio Ambiente, tudo passa pela nossa Secretaria, seja pequeno, médio ou grande empreendimento. Com mais profissionais atuando, o prefeito Abilio Brunini está possibilitando grandes avanços para o mercado da construção civil”, frisou Portocarrero.
Recentemente, o Governo do Estado tambĂ©m autorizou o municĂpio de Cuiabá a fiscalizar outras modalidades de serviços, aumentando as atribuições da equipe de fiscalização. Isso Ă© muito positivo para o municĂpio, que ganhou mais autonomia nos processos.
A secretária-adjunta Karolayne Brito disse que, com as contratações, o tempo de análise será reduzido, agilizando o processo de liberação dos projetos. “Com isso, estamos atendendo a uma reivindicação do setor. Eles haviam entregue um documento há algumas semanas, com apontamentos sobre legislação e procedimentos. Hoje, nos reunimos para comunicar que alguns desses apontamentos já serão atendidos. Estamos dando uma resposta a tudo que foi colocado”, explicou Karolayne.
Os novos integrantes atuarão na desburocratização das minutas já prontas, encaminhadas para a atualização da lei, além da criação de novos procedimentos, visando a um fluxo menos burocrático para grandes, médios e pequenos empreendimentos.
“Estamos fazendo tudo isso porque entendemos ser necessário. TambĂ©m comunicamos ao setor a respeito da autonomia da parte ambiental do municĂpio, uma vez que foi renovado o termo de cooperação com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado. Com isso, a diretoria de gestĂŁo ambiental passa a assumir mais atribuições. TambĂ©m tratamos de projeções para o futuro”, pontuou.
Um dos projetos futuros prevĂŞ a implantação de sistemas integrados, que facilitarĂŁo o processo para o contribuinte, evitando que a Secretaria do MunicĂpio dependa de outros ĂłrgĂŁos para aprovação final. Com os sistemas interligados, o processo será praticamente automático.
Os participantes agradeceram pelo desempenho da gestão liderada pelo prefeito Abilio Brunini, destacando o empenho do secretário Portocarrero em desenvolver as iniciativas, dialogar com o Sinduscon, manter proximidade e oferecer abertura para que os representantes do setor apresentem suas necessidades e colaborem para a efetivação de ações concretas.
Os novos engenheiros e arquitetos atuarão com base na legislação vigente e passarão por treinamento para se adaptarem à dinâmica exigida.
Participaram da reunião, liderada pelo secretário Portocarrero, a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Karolayne Brito; o secretário-adjunto Josino Bisneto Moura; o diretor de registro e projetos da Smurb, Higor Resende dos Santos; e, pelo Sinduscon-MT, Claudio Cleber Ottaiano, Frederico Augusto Xavier, Heitor Ribeiro Teixeira, Jorge Antonio Pires de Miranda e Bianca Rigazzo Oliveira.
Fonte: cenariomt





