A Prefeitura de Cuiabá aproveita o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanha 1.154 pacientes em tratamento na capital, oferecendo assistência integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco da campanha é mostrar que, embora seja uma doença infecciosa crônica, a hanseníase tem cura e o tratamento interrompe a transmissão imediatamente após o início da medicação.
A doença, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, afeta a pele e os nervos periféricos, mas muitas vezes manifesta-se de forma silenciosa. Os principais sinais de alerta incluem manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, perda de sensibilidade ao calor ou toque, formigamento, dormência e diminuição da força muscular. De acordo com a secretária de Saúde, Danielle Carmona, a informação é a principal ferramenta para quebrar o estigma histórico da doença e garantir que o paciente busque ajuda antes do surgimento de sequelas físicas.
O atendimento está descentralizado em Cuiabá, disponível nas 68 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade. Nessas unidades, as equipes estão preparadas para realizar a avaliação clínica e coordenar o tratamento, que dura de seis a doze meses. Além do cuidado com o paciente, os profissionais de saúde realizam a busca ativa e a orientação de familiares e pessoas próximas que tiveram contato prolongado com o doente, visando bloquear a cadeia de contágio.
Durante todo o mês de janeiro, as ações educativas serão intensificadas nas unidades de saúde e espaços públicos para reforçar que a hanseníase não deve ser motivo de isolamento social. A orientação da SMS é clara: ao notar qualquer alteração suspeita na pele ou perda de sensibilidade, o cidadão deve procurar a USF mais próxima. O diagnóstico ágil é o maior aliado para preservar a qualidade de vida e garantir o sucesso terapêutico.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






