Cenário Agro

CTECNO Parecis comemora 10 anos de pesquisa com resultados promissores a serem apresentados em visita técnica

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Com as inscrições abertas para a visita técnica, o Centro Tecnológico Parecis (CTECNO Parecis), em parceria com Instituto Mato-grossense de Agronegócio (Iagro MT) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), abordará estratégias validadas por pesquisas de longa duração, com foco em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade dos sistemas de produção em solos arenosos. Entre os principais tópicos que serão discutidos no evento estão, a rotação e sucessão de culturas, o uso de insumos foliares na soja, o manejo da calagem e da adubação em solos arenosos e estratégias integradas para o controle eficiente de plantas daninhas. Além disso, o evento contará com a presença do biólogo e apresentador Richard Rasmussen e do produtor rural e ex-ministro da Agricultura Antônio Cabrera. A visita técnica ocorrerá no dia 15 de janeiro com início às 7h30 e contará com a apresentação de resultados de pesquisas de longa duração ao longo do dia.

O CTECNO Parecis celebra os 10 anos de dedicação a pesquisas de campo na safra 2025/26. Em comemoração, essa será a primeira visita técnica do ano ao maior centro independente de pesquisa em solos arenosos do país. O coordenador do CTECNO Parecis, Rodrigo Hammerschmitt, contou que serão apresentados resultados relevantes sobre o manejo da acidez do solo e controle das plantas daninha.

“Entre os temas de grande relevância será abordado o manejo da acidez do solo, com resultados de longo prazo relacionados à calagem, indicando quando corrigir, quanto aplicar e os impactos tanto da deficiência quanto do excesso de corretivos sobre o solo e as culturas. Por fim, o manejo de plantas daninhas será discutido de forma integrada ao sistema de produção, incluindo estratégias como dessecação antecipada, uso de herbicidas pré e pós-emergentes e manejo da resistência”, explicou.

As pesquisas são feitas a partir das queixas dos produtores rurais que possuem solos arenosos, os pesquisadores transformam as dúvidas em resultados nos campos de ensaios científicos. Desta forma, as informações apresentadas farão com que os produtores rurais tenham a produção e o desenvolvimento mais assertivos das lavouras, de acordo com as necessidades do solo e da planta.

“A participação dos produtores rurais no Dia de Campo do CTECNO Parecis representa uma oportunidade estratégica de contato direto com resultados de pesquisas conduzidas em condições reais de campo, especialmente em solos arenosos, ao longo de 10 anos de estudos contínuos. Esse histórico confere robustez, confiabilidade e previsibilidade às informações apresentadas. O conjunto das informações fornecerá ao produtor ferramentas práticas para produzir mais, com menor risco e maior rentabilidade, sustentadas por resultados confiáveis de pesquisas de longa duração”, destacou Rodrigo.

Durante os 10 anos, os pesquisadores já contribuíram com a melhoria da produção em diversos locais do estado e a Aprosoja MT, junto dos mais de 9,2 mil associados, tem orgulho de apoiar essa longa história de conquista e divulgação cientifica.

A inscrição é gratuita e poderá ser feita através do site da Aprosoja MT até o dia 15 de janeiro. O CTECNO Parecis está localizado na Rodovia MT 488, anexo à Fazenda Vô Arnoldo – Grupo Agroluz Agrícola.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Canal do Produtor pelo telefone (65) 3027-8100.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.