O Vaticano informou que o corpo do papa Francisco vai para a Basílica de São Pedro, em Roma, na manhã de quarta-feira 23. No local, os fiéis poderão prestar suas últimas homenagens ao Santo Padre.
Nascido como Jorge Mario Bergoglio, ele morreu aos 88 anos nas primeiras horas desta segunda-feira, 21. O sepultamento de Francisco não ocorrerá na Basílica de São Pedro, mas na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Isso não acontece desde 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
Depois da morte do papa Francisco, a Igreja Católica entrou na “Sé vacante”. Esse período marca a transição administrativa e a preparação para o funeral do pontífice e para a escolha de um novo líder.
Os ritos de despedida ao papa Francisco

Durante a “Sé vacante”, o camerlengo, atualmente o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, conduz as atividades administrativas. Ele auxilia na organização do Conclave, que elegerá o sucessor de Francisco.
At 9:45 AM, Cardinal Kevin Farrell, Camerlengo of the Apostolic Chamber, announced the death of Pope Francis from the Casa Santa Marta with these words:
“Dearest brothers and sisters, with deep sorrow I must announce the death of our Holy Father Francis. At 7:35 this morning,… pic.twitter.com/De4pEZkvs9
— Vatican News (@VaticanNews) April 21, 2025
As cerimônias fúnebres tiveram início nesta segunda-feira, 21, com uma missa de sufrágio na Basílica de São João de Latrão, em Roma, presidida pelo cardeal Baldo Reina.
Os ritos de confirmação da morte e deposição do corpo no caixão ocorreram na Capela de Santa Marta, conduzidos pelo camerlengo Farrell. Durante essas formalidades, seguindo a “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, aprovada por Francisco em abril de 2024, o camerlengo retirou o “Anel do Pescador” da mão do papa e o destruiu com um martelo, para simbolizar o fim do papado.
Fonte: revistaoeste