CUIABÁ

Coordenadores de 82 escolas se reúnem em Cuiabá para planejar metas do segundo semestre

Arquivo
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (22) uma imersão com coordenadores das 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) para discutir o planejamento estratégico e as ações que serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre, principalmente para melhorar o índice de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes de 4 a 10 anos.  O evento, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, contou com a participação do secretário municipal de Educação, Amauri Monge, e do secretário de Estado de Educação, Allan Porto. 

Nos próximos 90 dias, numa parceria com o governo do Estado, a Secretaria Municipal de Educação vai reforçar o ensino de Língua Portuguesa e Matemática a partir de aulas extras e materiais didáticos. 

“Hoje, estamos inaugurando um plano de ação de emergência para a gente recuperar a aprendizagem e a alfabetização das nossas crianças. Vamos trabalhar intensamente para fazer a recuperação dessas crianças. É um processo que começa na escola com os professores e coordenadores pedagógicos. Em cada turma, nós avaliamos o desempenho de cada aluno e, a partir daí, avaliamos a necessidade de colocá-lo na sala de reforço. A meta é garantir que todo aluno tenha um desempenho satisfatório e venha se refletir positivamente nas avaliações pedagógicas”, explica o secretário de Educação, Amauri Monge. 

O secretário de Estado de Educação, Allan Porto, informou que oferecerá o suporte necessário para a Prefeitura de Cuiabá avançar nas metas de aprendizagem. “Essa é uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Cuiabá que vai apresentar bons resultados à educação infantil. Nós traçamos um material pedagógico para melhorar a aprendizagem. O foco é a Língua Portuguesa e Matemática do primeiro e segundo ano. Tudo será feito visando a recomposição da aprendizagem, melhorando a proeficiência e a qualidade do ensino”, pontua.

A professora da rede municipal de ensino, Ianai Fernanda Leque, é coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB). Ela explica que o apoio da família à criança é imprescindível para a boa aprendizagem do conteúdo ministrado na sala de aula. “A manifestação de apoio e carinho dos pais ou responsáveis no âmbito familiar é fundamental para que a criança tenha disposição de aprender e construir relações de amizade nas escolas”.

Atualmente, Cuiabá tem 59.456 estudantes matriculados na rede pública de ensino. Os alunos já receberam material didático, composto por itens como cadernos, lápis, canetas, borracha, apontador, régua, estojo, lápis de cor, canetinhas e, dependendo da série, materiais específicos como livros didáticos e cadernos de desenho.

Além disso, a Prefeitura de Cuiabá também investiu na distribuição de kits escolares, que contém mochila, cadernos, estojo, lápis, canetas e outros itens, proporcionando aos alunos materiais de qualidade e que oportunize aprendizagem.

#PraCegoVer

A foto ilustra uma sala com mesas espalhadas no ambiente. Várias pessoas, que são professores, estão sentados em cadeiras, prestando atenção numa palestra. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Erlan Aquino

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.