102 bombeiros temporários foram contratados pelo Governo do Estado de Mato Grosso, nesta terça-feira (24). Eles deverão atuar no atendimento pré-hospitalar (APH), como socorristas.
O anúncio ocorreu durante a formatura dos novos militares, onde foi comunicada também a integração do Samu ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
A formação dos bombeiros temporários faz parte de um esforço estratégico para ampliar e qualificar os atendimentos de urgência e emergência em Mato Grosso, especialmente na região da Baixada Cuiabana.
Durante o evento, foi assinado um Termo de Cooperação entre as Secretarias de Saúde e de Segurança Pública, oficializando a implantação do novo Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar.
Com a mudança, o Samu passa a operar integrado ao Ciosp, sem alterar o número de atendimento (192), garantindo mais agilidade, digitalização e eficiência nas respostas às chamadas de urgência.
Segundo as autoridades, a medida vai expandir a cobertura do Samu de 14 para 23 municípios, com a previsão de atender mais 10 cidades nas próximas semanas. A meta é reduzir em até 50% o tempo de resposta no atendimento aos pacientes.
A transição operacional será iniciada no dia 25 de junho, e a ativação completa da nova estrutura no Ciosp está prevista para o dia 7 de julho.
A solenidade foi realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e contou com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Bezerra.
Com a união das forças operacionais — incluindo Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos de emergência — o novo modelo pretende:
- Ampliar o número de atendimentos qualificados;
- Diminuir o tempo de resposta às ocorrências;
- Melhorar a gestão e o uso dos recursos públicos;
- Oferecer um serviço integrado e digitalizado à população.
Fonte: primeirapagina