Talvez você já esteja cansado de ouvir que “o verdadeiro tesouro são os amigos que fazemos pelo caminho”. Essa frase, que já virou meme na internet pela quantidade de vezes que é repetida mundo afora, pode ter se tornado um clichê, mas isso não quer dizer que ela esteja errada. Pelo contrário, boas companhias podem melhorar muito a vida e isso também vale quando o assunto é viajar. E, sinal dos tempos, hoje tem até aplicativo que pode dar uma forcinha no quesito parceria, ainda que não faça tudo.
O aplicativo Meetup foi criado com esse intuito. Com a premissa de ser um espaço “onde os interesses se tornam amizades”, a plataforma é muito bem avaliada e une pessoas que compartilham as mesmas paixões, o que pode ser bastante útil para quem viaja sozinho. Ao todo, o software já conta com mais de 50 milhões de membros.
O que é o Meetup?
O Meetup é focado na criação de possibilidades para encontrar e construir comunidades locais. Fundado em 2002, o aplicativo é anterior a grandes redes sociais como Facebook e Twitter, e já foi uma das maiores apostas para o futuro das interações digitais e presenciais. Somente em 2019, o aplicativo possibilitou cerca de 30 milhões de horas de trocas presenciais.
Com a pandemia de coronavírus, em 2020, a plataforma precisou se reinventar. Foi aí que passou a oferecer também eventos remotos. Hoje, há diversas categorias e formatos para escolher. Portanto, seja para conhecer novas pessoas, aprender novos hobbies, encontrar apoio ou sair de suas zonas de conforto, o Meetup pode ser um grande aliado.
Como funciona?
O aplicativo possibilita buscar e marcar presença em eventos remotos e presenciais voltados a atividades sociais ou profissionais. Para participar de algum deles, basta indicar os seus hobbies e interesses no aplicativo. A ideia é combinar o mundo virtual ao real, formando comunidades com pessoas de interesses semelhantes.
O software, portanto, mostra eventos que acontecem próximos à localização do usuário, separando-os por categoria. Viagens e atividades ao ar livre, esportes e fitness, saúde e bem-estar, tecnologia, arte e cultura, e jogos são algumas das opções. Ao confirmar a sua presença em uma das programações, você já poderá conversar com outros usuários que também pretendem participar.
Embora seja muito útil para quem quer ampliar o seu círculo social na sua terra natal, esse recurso pode ser ainda mais proveitoso para os viajantes, especialmente para aqueles que se aventuram sozinhos. Afinal, é possível buscar eventos das mais variadas áreas em qualquer lugar do mundo. As possibilidades vão de rodas de conversa, debates, grupos de estudos e almoços até festas badaladas.
O Meetup na prática
Disponível nas versões para web, Android e IOS, a plataforma é intuitiva e possui uma interface simples. Embora existam recursos pagos dentro do aplicativo para refinar ainda mais as suas buscas, a maioria das funcionalidades é gratuita.
O aplicativo é dividido em cinco abas. Em início, é possível mapear eventos futuros e encontrar grupos sugeridos perto de você. A aba conexões é onde você pode encontrar as pessoas com quem conversou em eventos anteriores. Vale destacar que as conexões precisam ser mútuas para aparecerem nesta seção.
Em explore, está a programação completa com todos os futuros meetups. Nela, dá para descobrir eventos em qualquer parte do mundo de qualquer categoria, filtrando por hora, local, distância e data. Há ainda uma aba para notificações e outra para conversar por mensagem com as suas conexões.
Vale atentar a um detalhe: assim como em qualquer outro aplicativo, evite “se jogar” porque em princípio do outro lado da tela há uma pessoa que você não conhece. E não existe milagre: o aplicativo é um meio e não um fim. O olho no olho é que vai definir se aquela amizade vai pra frente ou não. Em todo caso, vale estar atento aos sinais.
Fonte: viagemeturismo