Uma das festividades mais tradicionais do País Basco, a Semana Grande de San Sebastián — ou, na sonora língua local, a “Donostiako Aste Nagusia” — acontece entre 9 e 16 de agosto.
O evento, que mobiliza o turismo nessa parte da Espanha sempre nos dias próximos aos festejos da Assunção da Virgem Maria (15 de agosto, no calendário católico), reúne apresentações culturais, competições esportivas e famosas exibições de fogos de artifício, que colorem os céus da terceira maior cidade basca ao longo de todas as noites da semana.
Atrações culturais pela cidade
Tradicionalmente, o evento começa com o cañonazo, que é exatamente o que o nome sugere: um tiro de canhão no primeiro dia, sinalizando para toda San Sebastián que é hora de celebrar sua Semana Grande.
A partir daí, a cidade vira uma grande festa, com diferentes eventos para os mais variados públicos. Há desde feiras agrícolas até shows musicais diários. O palco mais disputado fica na Plaza Tomás Alba, na cênica praia de Sagües, e a programação completa, que valoriza artistas espanhóis e bascos, pode ser consultada no site oficial.

Outro ponto alto da festa são os desfiles de “Gigantes y Cabezudos”, um clássico de comemorações de rua na Espanha que ganham uma roupagem nova na Aste Nagusia. Os bonecões gigantes de mais de quatro metros de altura representam as províncias históricas bascas — Álava, Navarra, Guipúzcoa e Viscaya — enquanto os “cabeçudos” são pessoas de tamanho normal, mas com caracterizações que representam as festas que ocorrem em San Sebastián ao longo do ano.
Ao todo, o calendário oficial da Semana Grande prevê quase 400 atividades em 34 espaços espalhados pela cidade, a maioria delas com acesso gratuito. Dá para conferir todas as opções na página da Aste Nagusia.

O concurso de fogos de artifício
De longe, porém, o momento mais famoso da Semana Grande de San Sebastián é a competição de pirotecnia.
Em 2025, a cidade celebra a 60ª edição do Concurso Internacional de Fuegos Artificiales, que é exatamente o que o nome sugere: a cada noite de evento, um grupo diferente apresenta seu show em busca do prêmio para o melhor espetáculo, a “Concha de Oro”, até as grandes explosões de encerramento da semana, no dia 16.
As apresentações acontecem todas as noites, de 9 a 16 de agosto, na Bahía de La Concha, com duração aproximada de 30 minutos a partir das 22h45. Na edição deste ano, grupos da própria Espanha, da Itália, da Alemanha e do Reino Unido vão iluminar a noite de San Sebastián. A programação, dia a dia, pode ser consultada aqui.
Fonte: viagemeturismo