O Governo de Mato Grosso lançou nesta quinta-feira (21) o edital para o concurso público que vai selecionar 15 novos procuradores para a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), além de formar um cadastro de reserva. O cargo oferece uma remuneração de R$ 37.745,52 durante o período de estágio probatório, um dos maiores salários do serviço público estadual.
O edital com as regras do concurso pode ser conferido – clique aqui para acessar.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a organizadora do certame. As inscrições começam em 4 de setembro e seguem até o dia 19, com a taxa fixada em R$ 377,45. Candidatos de baixa renda, doadores de sangue e voluntários da Justiça Eleitoral podem solicitar isenção da taxa até 5 de setembro.
O procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, afirmou que o concurso é parte do compromisso do governo em fortalecer a PGE. “A abertura do concurso reafirma o compromisso do governo de fortalecer ainda mais a Procuradoria Geral do Estado, expandir nossa atuação nas áreas estratégicas e garantir suporte jurídico eficiente e rigoroso às políticas públicas em benefício da sociedade”, disse ele.
O processo seletivo será dividido em quatro fases:
Prova Objetiva: De caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha.
Provas Escritas: Três provas dissertativas, também eliminatórias e classificatórias, que abordarão diferentes áreas do Direito.
Prova Oral: Etapa final de caráter eliminatório e classificatório.
Avaliação de Títulos: Fase classificatória, onde serão analisados os diplomas e a formação acadêmica dos candidatos.
O edital também prevê ações afirmativas para pessoas com deficiência, pretos e pardos, garantindo a inclusão no certame. A divulgação do resultado final do concurso está prevista para 22 de julho de 2026.
Fonte: unicanews