Combate ao Mosquito
Fashion

Como ‘Procura-se Susan Desesperadamente’ consolidou o estilo icônico de Madonna

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

De vez em quando, uma peça da cultura pop captura a tempestade perfeita de talento, história e estilo para resistir ao teste do tempo. Um exemplo disso é a comédia dramática de 1985 “Procura-se Susan Desesperadamente”, estrelando Rosanna Arquette como Roberta, uma dona de casa entediada, e Madonna como a protagonista Susan, uma enigmática punk do centro da cidade que captura a atenção de Roberta através de anúncios pessoais em um jornal.

Quando Madonna foi escalada, antes das filmagens no verão e início do outono de 1984, ela era uma estrela pop iniciante com apenas hits modestos como “Borderline”, “Holiday” e “Lucky Star” em seu currículo. Os executivos do estúdio precisaram ser convencidos sobre seu papel no filme, recordou a diretora Susan Seidelman, em uma chamada de Zoom com a CNN.

Mas, durante as filmagens, ocorreu um fenômeno raro: Madonna se tornou uma superestrela após o lançamento de seu segundo álbum, “Like a Virgin”, e de repente, “Procura-se Susan Desesperadamente” passou a ser visto principalmente como “o filme da Madonna” em vez de um filme de segunda categoria. Os executivos do estúdio então se apressaram para lançar o filme para capitalizar o sucesso da cantora, que eles achavam que seria passageiro. Mal sabiam que Madonna criaria 18 álbuns multi-platina e exerceria influência cultural 40 anos depois.

Madonna se tornou uma figura influente na cultura pop, em parte através de seu estilo, que incluía lenços na cabeça, joias pesadas e o uso de roupas íntimas como peças externas — tudo isso se tornou sinônimo de sua personagem em “Procura-se Susan Desesperadamente”. Apesar do 40º aniversário do filme este ano, ele ainda parece moderno. E enquanto a moda dos anos 80 pode facilmente parecer fantasiosa, a simplicidade e o charme despretensioso dos looks de Susan não pareceriam fora de lugar hoje.

O figurinista e designer de produção Santo Loquasto buscou peças e inspiração em várias décadas, incluindo o guarda-roupa de sua própria mãe para o bustier preto de Susan, que na verdade eram duas peças: um corselet e um sutiã longo.

“(Madonna) colocou e olhou para o busto e disse, “sua mãe é uma senhora e tanto”, em sua melhor imitação de Mae West!”, riu Loquasto enquanto falava com a CNN via Zoom.

Não há como não se perguntar se as sementes do icônico sutiã cone de Jean Paul Gaultier, que Madonna usaria posteriormente no videoclipe de “Vogue” e em sua turnê “Blonde Ambition” nos anos 90, foram plantadas aqui.

Loquasto explicou que sua abordagem para criar os looks de Susan no filme foi guiada pela própria abordagem de Madonna à moda, o que resultou em uma amálgama “orgânica” e “harmoniosa” que ele simplesmente “embelezou” com seus próprios toques.

“Vou explorar totalmente sua sensibilidade porque todos estamos fascinados por ela e você está confortável com isso”, Loquasto lembrou ter dito a ela.

“Eu jogava uma sacola de joias no sofá do trailer dela e dizia, “volto em uma hora, divirta-se”. E ela se entregava”, ele continuou — combinando colares de contas grossas, crucifixos e pulseiras de borracha pelos quais ela mais tarde se tornaria conhecida.

No entanto, havia uma peça de roupa que não foi inspirada nos gostos pessoais de Madonna, mas estava incluída no roteiro escrito por Leora Barish — um casaco de smoking verde-oliva dos anos 1950 com uma pirâmide dourada bordada nas costas, que era usado tão frequentemente por Susan que se tornou não apenas um dos principais identificadores de sua personagem, mas também um ponto crucial do enredo. Embora a própria Madonna não fosse fã do casaco, segundo Seidelman.

No filme, quando o casaco é trocado por Susan por um par de botas de strass em uma loja de roupas de segunda mão, ele é comprado por Roberta, que em sua fascinação por Susan tem seguido ela após responder a um de seus anúncios pessoais. Mas após um acidente em que Roberta bate a cabeça, ela é confundida com Susan por causa do casaco, e Roberta relutantemente assume sua identidade como uma fuga de sua existência suburbana.

No retorno de Roberta para casa, sua compra é recebida com zombaria por seu marido ineficaz Gary: “Você comprou uma jaqueta usada? O que somos nós, pobres?”, ele escarnece. É uma provocação que hoje parece ridiculamente desinformada, já que as compras vintage e de segunda mão desfrutam de um crescimento, particularly entre compradores mais jovens, que as veem como uma alternativa ambientalmente consciente à compra de itens novos, além de serem atraídos por peças únicas que permitem expressar sua individualidade.

Enquanto o estilo de Susan recebe toda a atenção, há uma história a ser contada também na transformação desajeitada de Roberta. Quando os espectadores conhecem Roberta pela primeira vez, ela está usando um muu-muu rosa sem forma com gola Peter Pan que imaginamos ser usado por uma criança pequena ou avó. Ao adquirir a jaqueta piramidal — aparentemente o único item de roupa legal com o qual Roberta já teve contato — ela a combina com tons berrantes de rosa e roxo, apesar de sua tentativa desesperada de espelhar o que Susan usaria.

As sensibilidades de Roberta podem ter deixado uma marca involuntária em Madonna, segundo Seidelman, observando que parte do jeito menininha de Roberta em cenas posteriores parece ter influenciado a cantora. Por exemplo, as meias brancas de renda até a coxa e a cinta-liga combinando usadas por Susan têm uma semelhança impressionante com os figurinos usados por Madonna no vídeo de “Like a Virgin”, que foi filmado na mesma época.

“De certa forma, a jaqueta piramidal é usada como um símbolo de transformação”, explicou Seidelman. “A ideia não era que Roberta estava se tornando a personagem da Madonna; era que ela estava se tornando uma versão mais empoderada de si mesma. Ela ainda não chegou lá, mas está a caminho”.

No final, essa era a mensagem do filme: reinvenção. O mesmo pode ser dito sobre Madonna, cuja evolução do estilo pessoal ao longo de sua carreira revolucionária influenciou muitas estrelas pop que vieram depois. No entanto, apesar dos muitos momentos lendários do guarda-roupa de Madonna, seu estilo nos anos 80 permanece um de seus looks mais icônicos e instantaneamente identificáveis — e talvez isso se deva em grande parte a “Procura-se Susan Desesperadamente”.

Veja também: Show da Madonna pode ter impacto de R$ 293 milhões

Fonte: cnnbrasil

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.