MATO GROSSO SORRISO

Como o Sorriso pode Reduzir Homicídios e Melhorar o Trânsito: Inovação e Planejamento em Ação

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Redução no número de homicídios, roubos e furtos; ações que intensifiquem a fiscalização da perturbação do sossego alheio e a implantação dos binários nas principais vias de Sorriso, um dos pilares do Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT), nortearam a reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada (GGI) de Sorriso, realizada na manhã desta quarta-feira (2 de julho), sob a liderança do prefeito Alei Fernandes.

Abrindo a reunião, o comandante do 12.° Batalhão da Polícia Militar (PM) e secretário-executivo do GGI, tenente-coronel Jorge Almeida, destacou a queda nos homicídios registrados em 2025. Almeida pontuou que nos seis primeiros meses de 2024 foram registrados 42 homicídios, já os seis primeiros meses de 2025 somaram dez registros, uma queda – bem-vinda – de 76,19% em relação ao ano anterior.

“No Anuário Brasileiro de Segurança Pública deste ano ainda teremos um número alto, pois os registros contabilizados referem-se à 2024; mas agora, em 2025, já estamos vivendo outra realidade”, pontua o coronel.

Para Jorge Almeida, a redução dos casos violentos possibilita que as forças de segurança possam concentrar em outras situações que até então estavam com a demanda reprimida, como os casos de perturbação do sossego alheio. “Tanto nós da PM quanto a Guarda de Trânsito recebemos muitas chamadas para atendimento de som alto”, salienta.

Conforme o coordenador da GMT, Márcio Pires, desde 1.º de janeiro até o momento somente a GMT atendeu 125 chamadas apenas em comércios. Quando contabilizadas as residências, o número sobe expressivamente. “Somente em maio foram 256 chamadas em residências e nestes números não estão as situações atendidas pela PM, então é realmente uma demanda alta e que precisamos unir esforços com as demais forças de segurança e o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) para atendimento”, explica.

Outro ponto debatido na reunião foi a implantação de binários que consistem na implantação de mão única em vias paralelas funcionando como uma grande avenida. “A instalação já foi aprovada pelo GGI na reunião de abril, contudo, hoje reforçamos como o trabalho será executado em um plano de ação com três etapas”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, o coronel da reserva da PM, Adriano Denardi.

Denardi frisou que batido o martelo, o primeiro binário a ser instalado compreende o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste. Dentro desse espaço definido estão a Perimetral Sudoeste, ruas Mafra, Santos Dumont, Castelo Branco, Presidente Médici, Costa e Silva, Eurico Dutra, Alta Floresta, Sinop, Rui Barbosa, Castro Alves, Olavo Bilac, Verão, Outono, Primavera, Pará e Avenida Mário Raiter. O objetivo é garantir mais fluidez ao trânsito.

Logo após o quadrilátero da Avenida Porto Alegre x Avenida Imigrantes e Avenida Mário Raiter x Perimetral Sudoeste; a segunda etapa seguirá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi com a Otávio de Souza Cruz; já na terceira etapa a instalação dos binários será centrada na Zona Leste.

O secretário lembrou que a ação também já foi debatida com vereadores, Conselho Municipal de Segurança (Conseg), apresentada à imprensa e já passou por audiências públicas.

Para o prefeito Alei Fernandes “todas as ações que visam fortalecer a segurança são essenciais; recentemente estivemos em São Paulo no GAFFF (Global Agribusiness Festival) onde conversamos com empresários dos mais diversos ramos e de mais de 90 países e em todas as conversas o tema segurança esteve presente”, detalha o prefeito. “E nossa meta é tornar Sorriso cada dia mais segura para quem vive aqui”, completa o gestor ao salientar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo GGI.

O colegiado, vale lembrar, é formado por representantes de instituições ligadas às forças de Segurança, à Justiça e aos poderes Legislativo e Executivo.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.