CENÁRIO AGRO

Como o frio intenso e a massa de ar polar estão causando geadas no Brasil

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Tempo firme predomina ao longo do dia na região Sul, sem previsão de chuva nos três estados. O destaque fica para as temperaturas reduzidas, devido à presença da massa de ar polar, que favorece a formação de geada entre o norte do Paraná e a Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Outro ponto importante desta quarta-feira é a previsão de nevoeiro na Serra Gaúcha. A umidade relativa do ar também chama atenção, ficando abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia, principalmente no noroeste e norte do Paraná. Há previsão de ressaca entre Mostardas (RS) e Florianópolis (SC), com ondas entre 2,5 m e 3,5 m.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

No Sudeste, o sol predomina na maior parte da região, abrangendo principalmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O destaque é a umidade relativa do ar, que ficará abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia no interior de São Paulo, centro-sul e oeste mineiro e na região serrana do Rio de Janeiro. A manhã começa gelada, com previsão de geada na Serra da Mantiqueira. As rajadas de vento seguem intensas no litoral da região, com destaque para o litoral do Rio de Janeiro, onde podem soprar entre 51 e 70 km/h. Há previsão de ressaca entre Iguape (SP) e Macaé (RJ), com ondas entre 2,5 m e 3,5 m. Para o Espírito Santo, a circulação pós-passagem da frente fria favorece pancadas de chuva mais isoladas ao longo do dia, inclusive na capital Vitória.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Dia de Ajudar no Google News!

Enquanto no Centro-Oeste, a previsão é de tempo seco e quente. As temperaturas continuam elevadas em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, e voltam a subir em Mato Grosso do Sul após um breve período mais ameno. Não há previsão de chuva e a umidade do ar permanece baixa, ficando abaixo de 30% nos quatro estados da região. No sul de Goiás, os índices podem cair abaixo de 20%, atingindo o limiar de alerta para a saúde.

Já no Nordeste, a frente fria chega ao litoral sul da Bahia, com previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. As pancadas de chuva também ocorrem entre Sergipe e o litoral do Maranhão, com destaque para a faixa entre o litoral maranhense e o Ceará, onde a precipitação chega com intensidade moderada a forte. Para o interior nordestino, o tempo permanece firme, com umidade relativa do ar abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia, abrangendo o sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia.

E na Região Norte, pancadas isoladas continuam no oeste do Acre, norte de Roraima, Amapá e áreas do Amazonas. Nessas localidades, a chuva ocorre de forma passageira, intercalando períodos de sol. Em grande parte da região, as temperaturas voltam a subir, com máximas acima de 32 °C em Manaus e até 34 °C no interior do Acre e no sul do Amazonas.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.