Estudantes da rede pública constroem karts do zero e transformam aprendizado em corrida
A produção dos karts do zero ocorreu em uma oficina montada dentro da instituição pelos próprios estudantes. Confira a reportagem especial.
Construir um kart do zero. Esse foi o desafio aceito pelos alunos do curso técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Lagarto, dentro do projeto IFS Kart.
A iniciativa, idealizada pelo professor de Mecânica, Raphael Cardoso, trouxe da sala de aula para a pista a união entre teoria e prática.
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Construir um kart do 0 é possível?
A ideia de construir um kart do 0 pode parecer fora da realidade para muitos de nós, mas um grupo de estudantes conseguiu ir além das expectativas.
Em detalhes, o projeto foi viabilizado após a aprovação em um edital da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC). O financiamento, no valor de R$ 20 mil, contemplou quase 40 estudantes diretamente e foi usado para a compra de ferramentas e materiais de produção dos veículos.
“Mais do que competição, o kart virou um objeto de aprendizagem. É a chance de colocar em prática aquilo que o aluno vê em sala de aula, de forma significativa e interdisciplinar”, explicou Raphael, que implantou o projeto em Sergipe após uma experiência bem-sucedida na Bahia.
Como ocorreu a seleção dos times
Sete equipes se inscreveram inicialmente, mas devido ao recurso do projeto apenas duas poderiam ser contempladas.
Durante a seleção, os jovens receberam algumas atividades a cumprir, que envolviam engajamento nas redes sociais e até uma dinâmica criativa: montagem de karts pequenos de madeira com elástico.
No fim, os times escolhidos foram a Thunder Kart e a Fúria Mecânica.
Desenho dos karts: colocando a teoria em prática
Com os times definidos, chegou a hora de desenhar os karts. O traços começaram no papel, em esboços feitos pelos próprios alunos.
Depois, foi transportado para softwares 2D e 3D, onde as medidas e proporções puderam ser testadas e ajustadas.
Só então a ideia saiu da tela para a prática.
Produção na oficina
Na oficina, os estudantes aprenderam sobre soldagem, metrologia, desenho técnico e tantas outras disciplinas que antes pareciam distantes do dia a dia.
Manusearam também ferramentas de corte de precisão, esmerilhadeira, martelo, serra e outros equipamentos.
A cada parafuso apertado e a cada ajuste, a teoria se transformava em prática, e o conhecimento ganhava forma diante dos olhos deles. Aos poucos os Karts foram ganhando forma, potência e cor.
Anthony Helison, líder da Thunderkart, lembrou que o grupo começou sem habilidade alguma na oficina.
“Foi difícil, mas trabalhando em equipe conseguimos desenvolver nossas ideias e colocar em prática o que estávamos pensando”, contou.
A descoberta de novos talentos
Victor Eduardo, da Fúria Mecânica revelou que talentos foram descobertos ao longo do processo.
“Temos dois exemplos, como o do Félix Gabriel. Ele nunca tinha mexido com ferramentas de precisão, como a solda. E quando pegou na solda, foi um dos melhores da equipe nesse quesito. Ele já tinha estudado, e a prática ajudou muito”, destacou.
Mas o processo do Kart do Zero não foi feito só de acertos. Com ele já montado, Victor percebeu que ele não estava fazendo curva e precisou refazer o projeto.
“O veículo saiu largo demais e não fazia curvas. Ajustes foram necessários até que rodasse. Quando vimos o kart funcionando, a alegria foi imensa”, relembra Victor.
O grande dia da competição entre os Karts
O centro de Lagarto virou palco da corrida que coroou meses de trabalho. Sob chuva, moradores da cidade acompanharam a disputa entre os dois karts, equipados com motores quatro tempos de 196 cilindradas (6,5 HP).
Ela ocorreu no dia 30 de maio deste ano.
A ThunderCart saiu vitoriosa na pontuação final. “Foi uma satisfação muito grande, um orgulho enorme. Todo o esforço e dedicação valeram a pena. Um sentimento único na vida”, disse Anthony, emocionado.
Legado e impacto
O projeto rendeu frutos imediatos aos estudantes. Graças a participação e liderança no time, Anthony, foi contratado pela empresa Piquet Kart, um kartódromo em Aracaju.
E o projeto foi muito além: os alunos relataram uma mudança na maneira como enxergaram o curso.
“Muitos estudantes disseram que o projeto mudou a vida deles. E isso é o gratificante demais! É o Protagonismo Juvenil na prática. É sobre permitir que jovens construam e produzam”, reforçou o professor Raphael Cordeiro.
Ao falar sobre a participação do projeto, Victor reforçou sobre a oportunidade de experiência única.
“Saber que eu puder participar de um projeto desse me deixa muito emocionado. É a realização de um sonho. Nunca me imaginei aqui, construindo um kart e vendo ele correr na minha frente. O que eu digo aos outros estudantes é que abracem as oportunidades!”.
Segunda edição do projeto já está em andamento
O sucesso da primeira edição, ocorrida entre setembro de 2024 e 30 maio de 2025 abriu caminho para mais.
A expectativa agora do grupo é aprovar novos editais e parcerias para expandir o projeto e seguir com outras edições.
Por fim, a história do IFS Kart mostra como a educação pode ir além da sala de aula e transformar vidas por meio da prática e da inovação. E essa é só a primeira volta dessa corrida.
E você, o que achou desse projeto? Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando o Garagem360 para mais histórias inspiradoras do mundo automotivo!
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Fonte: garagem360