Com a queda na umidade do ar em Mato Grosso do Sul, os olhos passam a sofrer os efeitos diretos do tempo seco e os moradores precisam se atentar. A sensação de areia, coceira, ardência e vermelhidão são sintomas comuns durante este período, e exigem cuidados especiais para evitar desconfortos e complicações mais sérias.
A médica oftalmologista Dra. Áisa Haidar Lani explica que o principal problema está na evaporação acelerada da lágrima natural, o que deixa os olhos mais vulneráveis e ressecados.
“Essa baixa umidade do ar faz com que a lágrima evapore mais rápido, e isso pode provocar ardência, uma sensação de areia nos olhos, vermelhidão e bastante desconforto. Quem já tem problemas como olho seco, alergias ou usa lentes de contato pode sentir os efeitos de forma ainda mais intensa”, afirma a especialista.
Infecções aumentam no tempo seco
Além do desconforto provocado pelo ressecamento, o tempo seco também favorece o surgimento de infecções, principalmente devido ao aumento da poeira, poluentes e ambientes fechados.
“É muito comum o aumento de casos de conjuntivite viral e conjuntivite alérgica nessa época. O uso constante de ar-condicionado e o tempo excessivo em frente às telas também agravam os sintomas”, explica a médica.
A Dra. Áisa orienta que, com alguns cuidados simples, é possível aliviar os sintomas e prevenir complicações. Veja as principais recomendações:
- Use colírios lubrificantes sem conservantes: eles ajudam a manter os olhos hidratados sem causar irritações. Colírios com conservantes podem ser tóxicos quando usados com frequência.
- Evite coçar os olhos: além de aumentar o risco de infecções, o hábito pode causar lesões e até induzir problemas como astigmatismo.
- Dê pausas durante o uso de telas: a recomendação é fazer pausas de 5 a 10 minutos a cada hora de uso, para aumentar o número de piscadas e melhorar a lubrificação ocular.
- Mantenha o ambiente arejado: abra portas e janelas, use umidificadores de ar sempre que possível.
- Use óculos de sol ao sair: eles ajudam a proteger contra vento, poeira e poluição. • Beba bastante água: a hidratação do corpo também reflete na saúde dos olhos.
Fonte: primeirapagina