A mortadela é um embutido popular no Brasil, podendo ser consumida em sanduíches, petiscos e em diversas outras preparações.
No entanto, apesar do produto seguir uma série de normas rígidas durante a produção, o consumo frequente pode ser prejudicial à saúde.
Geralmente, os embutidos processados possuem maior teor de gordura saturada, sódio, conservantes, corantes e estabilizantes.
Dessa forma, quando consumidos em excesso, podem elevar os níveis de colesterol, pressão arterial, causar doenças cardíacas e problemas estomacais.
Todavia, isso não significa que você não pode comer uma mortadela de vez em quando, mas com moderação, sem exagero.
Mas, ao invés de comprar, porque não produzir em casa? Isso mesmo!
Com ingredientes naturais e econômicos, é possível fazer uma deliciosa mortadela caseira livre de conservantes e outros aditivos químicos.
Experimente fazer por conta própria, certamente, irá apreciar, especialmente porque é mais saudável e você também sabe o que está comendo.
Veja a seguir a receita completa e o passo a passo do preparo.
Essa mortadela destaca-se por ser baixa em gordura, isenta de aditivos, conservantes e sódio, utilizando uma proteína magra de qualidade, como o frango.
Além do mais, é indicada para crianças, pessoas com pressão alta, problemas intestinais e para quem procura uma alimentação equilibrada.
Corte o peito de frango em cubos e coloque na panela.
Tempere com sal, páprica doce, orégano, pimenta do reino e alho triturado.
Cubra com água, misture e cozinhe por 20 minutos.
Em uma tigela, coloque a beterraba descascada, cubra com água em temperatura ambiente e deixe de molho.
Coloque o frango cozido no liquidificador junto com uma xícara (240 ml) do caldo do cozimento e bata bem até triturar toda a carne.
Adicione 3 colheres (sopa) da água da beterraba e bata mais um pouco até obter uma cor rosa.
Acrescente gelatina incolor hidratada e bata novamente.
Transfira a massa para um recipiente cilíndrico com tampa, leve à geladeira por no mínimo 3 horas.
Pode utilizar como forma uma garrafa pet – corte-a no gargalo e na hora de resfriar deixe em pé, fechando com um plástico filme.
Quando estiver bem firme, desenforme e sirva como preferir.
Pode ser conservada por até uma semana na geladeira, não mais que isso, devido à ausência de conservantes, já que é um alimento fresco.
Fonte: curapelanatureza