Food

Por que evitar que crianças e adultos bebam Toddynho? Descubra no Guia do Supermercado!

2024 word2

No Guia do Supermercado trago dicas de bons alimentos, como o iogurte proteico que avaliamos semana passada, mas faço também alertas de produtos que levam o consumidor ao engano.

Você já reparou no que tem dentro do Toddynho? Hoje você vai saber e pensar duas vezes antes de comprar a bebida láctea para as crianças —sim, eu sei que é difícil recusar os pedidos insistentes dos pequenos por guloseimas e para elas embalagens estampadas com personagens são ainda mais atraentes.

Para convencer os pais de que se trata de um bom produto, o fabricante destaca que o achocolatado contém leite e é fortificado com vitaminas e minerais “essenciais para o crescimento”.

De acordo com a propaganda, a bebida é “uma opção gostosa e que a garantir a dose diária de nutrientes”. Mas será que é tão saudável quanto parece?

*****

Esta é a versão online da edição desta segunda-feira (10/06) da newsletter Guia do Supermercado. Para receber estes e outros boletins diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Eu sou Sari Fontana, química industrial de alimentos e faço avaliações didáticas para ajudar você a comer de forma mais consciente (me siga no Instagram).

Quando viramos o rótulo para avaliar a tabela nutricional, observamos que o principal nutriente no Toddynho é o carboidrato, em sua maioria, composto por açúcares adicionados. Cada caixinha contém 23 g de açúcares totais (o equivalente a 5,5 colheres de chá de açúcar).

Para fins comparativos, a Coca-Cola tem 21 g de açúcar no mesmo tamanho de porção. Ou seja, Toddynho tem mais açúcar que o refrigerante —não estou sugerindo que a Coca seja melhor do que o achocolatado, mas quero chamar a atenção para o fato de que ambos contêm grande quantidade de açúcar.

Adicionar vitaminas sintéticas numa bebida açucarada não a torna mais saudável, serve apenas para distrair o consumidor do que mais importa. Lembre-se que uma alimentação baseada em vegetais variados e boas fontes de proteínas já fornece todos os nutrientes que uma criança precisa.

Toddynho levinho é melhor?

Quando comparamos os ingredientes do light com o convencional, vemos que a maioria deles se repete, mas muda a proporção. Também percebemos que o leite desnatado foi removido dessa versão, provavelmente para contribuir com a redução de açúcar, porém foi adicionado óleo misto vegetal de soja e palma, algo que não esperamos encontrar em um achocolatado.

O produto da embalagem azul contém menos açúcares, gorduras e calorias que o convencional, mas ainda leva todos os aditivos e vitaminas sintéticas que não precisariam fazer parte de um achocolatado.

Embora o perfil nutricional do “levinho” seja um pouco melhor que o do original, está longe de ser uma bebida saudável para crianças e adultos. Nessa versão, cada caixinha contém 15 g de açúcares totais (ou 3,5 colheres de chá), uma quantidade considerável para crianças.

Apesar de parecer inofensivo, o Toddynho é uma bebida ultraprocessada que não deveria fazer parte da alimentação infantil.

Além de ser, essencialmente, uma fonte de calorias em forma de açúcar e conter uma série de aditivos, o conceito do produto é preocupante.

Ao introduzir um personagem infantil na embalagem que cabe direitinho na lancheira e na mão da criança, a indústria está criando vínculos afetivos com o consumidor desde a infância. Esse tipo de alimento estimula o paladar de uma forma intensa, tornando os produtos naturais desinteressantes

Oferecer alternativas menos processadas às crianças é importante, pois essa é uma fase crucial na formação das referências do paladar, que pode ser corrompido pela introdução precipitada de alimentos ultraprocessados.

Felizmente, estão começando a aparecer nos supermercados leites que vêm na mesma embalagem de caixinha com canudo tão adorada pelas crianças.

Alguns deles, como o Naturalle, são 100% leite, sem estabilizantes. Também não contêm açúcar escondido. Embora não seja um achocolatado, pode ocupar a mesma ocasião de consumo, pela conveniência do formato.

A versão pequena de 200 ml é relevante, pois introduz uma alternativa mais saudável para as lancheiras das crianças. Confira mais sugestões de alimentos infantis e trocas inteligentes na edição especial das Descobertas Kids. Lembre-se dessa dica na sua próxima ida ao supermercado.

O Guia do Supermercado não é patrocinado por nenhuma marca, por isso tenho a liberdade de escolher os produtos e avaliá-los de forma isenta.

Lembre-se sempre de conferir o rótulo, pois o fabricante pode alterar a receita do produto a qualquer momento, adicionando ou substituindo ingredientes. Alimentos de outras marcas podem ter composição semelhante ao do produto citado, que foi usado para fins didáticos. A ideia é que, a partir das informações fornecidas aqui, você aprenda a interpretar os rótulos e, com isso, saiba fazer boas escolhas.

Alérgicos, Toddynho e Toddynho Levinho contêm: leite e derivados, derivados de cevada, de soja e de trigo. Pode conter aveia e centeio. Contêm lactose. Contêm glúten.

Fonte: uol

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.